Siga-nos

Notícias

Frustrado, Francis Ngannou clama por disputa de cinturão: “Só quero o que mereço”

Ngannou soma quatro vitórias seguidas – Diego Ribas

Nem mesmo a fulminante vitória sobre Jairzinho Rozenstruik no UFC 249, realizado no último sábado (9), foi capaz de afastar o sentimento de frustração desenvolvido por Francis Ngannou nos últimos tempos. Com quatro triunfos consecutivos, todos por nocaute no primeiro round, o camaronês não esconde a impaciência por uma nova chance de lutar pelo cinturão dos pesos-pesados, categoria que se encontra estagnada e sem previsão de nova disputa de título.

Sem movimentação no topo da divisão desde agosto do ano passado e ainda no aguardo da definição de uma data para a trilogia entre o campeão Stipe Miocic e Daniel Cormier, Ngannou admitiu – em entrevista ao site ‘MMA Fighting’ – preocupação com a possibilidade de ficar mais de um ano à espera do ‘title shot’. Um dos maiores críticos em relação à situação atual da categoria, o número dois no ranking dos pesos-pesados chegou a sugerir a criação de um cinturão interino, mas não foi atendido pelo UFC.

“Eu não quero colocar minha cabeça nisso porque pensar sobre isso me deixa frustrado e irritado. Não gosto dessa situação. Não gosto de pensar se Stipe e DC vai acontecer. Eles vão lutar? Quando eles vão lutar? E o que vai acontecer se o vencedor se machucar e quando eles vão voltar para lutar novamente? Talvez mais 11 meses ou um ano sem luta para mim novamente. É algo que eu não quero nem pensar. Essa é a minha frustração no momento”, desabafou Francis, antes de continuar.

“Eu acho que a divisão tem que seguir em frente. Não existe uma divisão onde fique um ano sem uma defesa de título. Pelo que eles estão lutando? Eles precisam lutar por algo. Todos eles têm um objetivo. Todos têm um sonho. Você continua os negligenciando e eles têm que manter a mesma motivação vendo isso. Assim que não tem mais um título na divisão, a motivação não é a mesma. Não vale a pena. Eu não quero tirar Stipe fora disso. Eu só quero o que mereço e deixar o UFC fazer seu trabalho”, ressaltou o peso-pesado.

A demora na definição, provocada por Stipe Miocic ter sofrido uma lesão na retina inicialmente e agora pelo campeão estar trabalhando como socorrista no combate à pandemia da COVID-19 – já incomoda até mesmo Daniel Cormier, que pretende se aposentar após a realização da disputa. Depois do UFC 249, onde trabalhou como comentarista, o veterano insinuou que poderia aceitar encerrar a carreira em um duelo contra Francis Ngannou, caso a organização opte por destronar Miocic por inatividade. Possibilidade que agrada ao camaronês.

“Eu penso como todo jovem lutador na divisão agora, seria uma honra dividir o octógono com Daniel Cormier antes que ele se aposente. É algo que eu sempre pensei sobre, mas ultimamente eu não podia falar já que ele estava alegando que a única luta que ele queria pelo título era a trilogia contra Stipe. Então, eu não podia pedir por isso, mas se isso for algo realmente interessante para ele, eu estou dentro”, concluiu o camaronês. Em janeiro de 2018, Francis Ngannou teve a oportunidade de conquistar o cinturão dos pesos-pesados ao encarar Stipe Miocic, mas acabou superado na decisão unânime dos juízes pelo americano, no UFC 220. Entre os adversários nocauteados pelo camaronês em suas quatro vitórias seguidas, dois são ex-campeões da categoria: Cain Velasquez e Junior ‘Cigano’.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias