Notícias

Fedor Emelianenko classifica vitória sobre Minotauro como a maior da carreira

No último sábado (4), na Califórnia (EUA), Fedor Emelianenko se despediu do MMA ao atuar pelo Bellator e, mesmo com a idade avançada para competir nos esportes de combate, permaneceu envolvido em grandes lutas até o fim da carreira. Aos 46 anos, o russo disputou o cinturão do peso-pesado da companhia contra Ryan Bader e foi novamente derrotado por nocaute, mas tais resultados não mancharam sua trajetória na modalidade. Tanto que o veterano se orgulha da reputação construída no PRIDE e revela sua maior vitória nas artes marciais mistas.

Dono de 40 triunfos em 48 lutas disputadas no MMA, Fedor elegeu o primeiro contra Antônio Rodrigo Nogueira como o mais importante de sua carreira. Em 2003, ‘The Last Emperor’ enfrentou o brasileiro em confronto válido pelo cinturão do peso-pesado do PRIDE e venceu por decisão unânime, inaugurando seu reinado na companhia, na qual nunca perdeu. Emelianenko lidou com o baiano outras duas vezes, em 2004, em duelos que terminaram em ‘no contest’ e com novo resultado positivo. Contudo, apesar da evidente superioridade diante do rival, o veterano reconhece o valor do mesmo e trata sua vitória inicial como um marco por conta da reputação de ‘Minotauro’.

“Claro que estou emocionado. Como um lutador que acredita em Deus, ganhei meus fãs no cage, não fora do cage falando besteira. Ainda tenho meus momentos felizes na carreira. Minha vitória favorita foi a primeira luta com Minotauro. Ele era o número um na época, era campeão do Pride, tinha o cinturão e eu tive que ativar meu QI de luta em 100%. Foi muito desafiador no chão e em todas as áreas. Graças a Deus consegui. Foi muito parecido com Cro Cop, mas apenas em pé”, declarou a lenda do esporte, em entrevista ao site ‘MMA Fighting’.

Fedor Emelianenko, de 46 anos, é um dos grandes nomes da história do MMA e é apontado por parte dos fãs como o melhor lutador de todos os tempos. ‘The Last Emperor’ iniciou sua trajetória no esporte em 2000, marcou época no PRIDE como campeão do peso-pesado e, pela organização, venceu nomes como Gary Goodridge, Kevin Randleman, Mark Coleman (duas vezes), Mark Hunt, Mirko ‘Cro Cop’ e Rodrigo ‘Minotauro’ (duas vezes). Pelo Bellator, o russo possui vitórias por nocaute sobre Chael Sonnen, Frank Mir e Quinton ‘Rampage’ Jackson, todos ex-UFC.

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025