Khabib Nurmagomedov é uma das grandes estrelas do Ultimate. Invicto na carreira após 28 lutas, o russo, desde que faturou o cinturão peso-leve (70 kg), em 2018, enfileirou dois adversários e já se colocou como um dos principais nomes da história do MMA na Rússia. Mas quando se fala da modalidade no país, não dá para não mencionar Fedor Emelianenko, veterano que analisou o estilo de luta do compatriota.
Em entrevista ao site ‘Tass.ru’, com transcrição feita pelo ‘BJPenn.com’, o peso-pesado, que defende a bandeira do Bellator, explicou que seu compatriota sabe usar suas principais armas, como a luta agarrada, para se impor sobre seus rivais. Porém, Fedor aposta que Khabib pode evoluir em certas situações no seu jogo e dificultar ainda mais vida dos oponentes no UFC.
“Khabib encontrou seu estilo, vence usando seus pontos fortes. Isso é bom porque ele é um campeão do UFC e usa seus pontos fortes. Nesses elementos, ele está acima de seus rivais. No entanto, ele deve corrigir as lacunas de sua técnica. Por exemplo, nos socos e chutes. Ele também faz tudo certo, mas tem tempo para aperfeiçoar essas técnicas para torná-las ainda melhores”, disse o peso-pesado, antes de rechaçar qualquer comparação entre os dois grandes astros da modalidade na Rússia.
“Somos diferentes, lutamos em diferentes categorias de peso, atuamos em diferentes épocas. Todas essas discussões me parecem desnecessárias”, completou.
Ao longo de sua trajetória no esporte, Emelianenko já soma 39 vitórias, seis derrotas e um ‘no contest’ (luta sem resultado) em seu cartel como profissional. Na última vez que atuou, em dezembro de 2019, nocauteou Rampage Jackson. Já Khabib Nurmagomedov vai encarar Tony Ferguson, em abril deste ano, no UFC 249, em disputa do cinturão dos leves. Em sua recente atuação, finalizou Dustin Poirier, em setembro do ano passado.