Siga-nos
Rigel Salazar/PxImages

Notícias

Ex-UFC critica disputa entre Adesanya e Blachowicz: “É sobre ganhar mais dinheiro”

A decisão de casar a disputa entre os campeões do peso-médio (84 kg) e meio-pesado (93 kg) – Israel Adesanya e Jan Blachowicz, respectivamente – pelo cinturão da divisão até 93 kg do UFC, confirmada recentemente por Dana White, não parece ter surpreendido um velho conhecido da organização. Atualmente atleta do Bellator, onde fará sua estreia nesta quinta-feira (5), Corey Anderson fez duras críticas ao ‘modus operandi’ da principal liga de MMA do planeta, da qual fez parte até a metade deste ano, especialmente em relação à ausência de meritocracia em algumas de suas escolhas.

Em conversa com a imprensa durante o media day do Bellator 251, o americano, mesmo já não fazendo parte do plantel de lutadores do Ultimate, questionou os motivos que levaram o UFC a preterir o vencedor do confronto entre Thiago ‘Marreta’ e Glover Teixeira – primeiro e terceiro colocados no ranking dos meio-pesados, respectivamente -, que se enfrentam neste sábado (7), em Las Vegas (EUA), em favor de Adesanya na escolha do próximo desafiante ao cinturão até 93 kg da franquia.

O meio-pesado ainda criticou a antiga organização por, em sua visão, valorizar mais o aspecto financeiro do que o esportivo em suas escolhas, especialmente em relação a disputas de título. Vale lembrar que, enquanto fazia parte do UFC, Corey Anderson entrou em atrito com o presidente da liga, Dana White, por ter seu pedido por um ‘title shot’ ignorado pelo dirigente, mesmo ostentando quatro vitórias consecutivas.

“Você tem Santos (Marreta) e Glover (Teixeira) lutando nesse fim de semana, que é o nº 1 contra o nº 3 (do ranking meio-pesado do UFC), e seria uma eliminatória por uma disputa de título no UFC. Mas por que raio – na mesma semana que essa luta vai acontecer – você marcaria Adesanya vs Blachowicz? Agora isso significa que o vencedor dessa luta do próximo fim de semana tem que esperar, ou lutar contra outra pessoa”, indagou Anderson, antes de continuar.

“E do jeito que o UFC funciona, se você decidir esperar, eles vão tentar empurrar na sua frente alguém que está disposto a lutar com um dos caras do topo. E se você não esperar, você vai lá e luta, você core o risco de perder, como eu fiz contra Jan Blachowicz. Essa é a forma como as cartas caem no UFC. É sobre o que vai fazê-los ganhar mais dinheiro. Não é sobre o que faz mais sentido”, criticou.

Ex-membro da elite dos meio-pesados do UFC, Corey Anderson deixou a organização quando ocupava a quarta posição no ranking da divisão até 93 kg. Anunciado imediatamente como novo reforço do Bellator, o americano faz sua estreia pela nova liga nesta quinta-feira, diante do veterano Melvin Manhoef, em combate válido pela edição 251 da entidade rival do Ultimate.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias