O mundo das artes marciais está de luto. Lenda do pro-wrestling, Antonio Inoki faleceu no último sábado (1º), no Japão, aos 79 anos, em decorrência de problemas de saúde, em sua própria casa. A informação foi divulgada pelo site ‘Yahoo Japan’.
De acordo com a publicação, o veterano dos esportes de combate apresentou uma piora em seu estado de saúde ao longo dos anos. Como consequência, Inoki passou a precisar de uma cadeira de rodas para se locomover. Mas vale lembrar que o japonês, em seus áureos tempos, foi um atleta forte, que se destacou no pro wrestling e foi um dos pioneiros do MMA.
Um dos principais representantes do Japão nas artes marciais, Inoki disputou a luta mais famosa de sua carreira em 1976. Na ocasião, o asiático enfrentou Muhammad Ali, ícone do boxe e o duelo terminou empatado após 15 rounds de disputa.
Além de sua carreira como lutador, Inoki também atuou como promotor de eventos e até foi sócio de Wallid Ismail, no ‘Jungle Fight’. Já na política, o veterano foi eleito duas vezes para integrar a Câmara dos Conselheiros Japoneses, o que equivale a um cargo no Senado brasileiro.