Notícias

Ex-contratado do UFC é condenado a mais de 15 anos de prisão por tráfico de armas e drogas

Nesta terça-feira (22), Pietro Menga foi condenado a 15 anos e cinco meses de prisão por tráfico de armas e drogas. Ex-contratado do UFC, o lutador inglês se declarou culpado de conspirar para vender ou transferir armas proibidas e também pelo fornecimento de cocaína em grande escala, atuando como intermediário para um grupo do crime organizado local. A informação e os detalhes da sentença do atleta de MMA foram divulgados através do site e também das redes sociais da ‘Greater Manchester Police’, força policial responsável pela aplicação da lei na região (veja abaixo ou clique aqui).

Menga chamou a atenção da Polícia da Grande Manchester em 2020, após alguns agentes se infiltrarem no serviço de plataforma de mensagens criptografadas chamado ‘Encrochat’. Detetives especialistas do ‘Grupo de Crime Organizado Grave’ vasculharam milhares de mensagens anônimas detalhando negócios de drogas, vendas de armas de fogo e tentativas de assassinato, cruzando referências aos detalhes pessoais esporádicos que eram discutidos durante e entre os negócios criminosos.

Em algumas mensagens, Menga falou abertamente sobre sua namorada, lesões no joelho oriundas de suas lutas e até mesmo sobre sua equipe de MMA. Sendo assim, os detetives conseguiram reunir as evidências necessárias que demonstraram que um dos usuários anônimos era, de fato, Pietro. Ele foi preso no dia 15 de janeiro depois que a polícia cumpriu um mandado em sua casa em Swinton (ING). Especialistas estimam que o valor das vendas ilegais nas quais o lutador estava envolvido pode chegar a até 620 mil libras esterlinas (R$ 7,5 milhões).

“Menga, como muitos criminosos antes dele, pensou que estava se escondendo atrás de um sistema de comunicação seguro. Em vez disso, ele criou sua própria trilha de evidências que o levou direto para a cadeia. O nível em que Menga operava demonstrava claramente que ele tinha uma lista estabelecida de contatos criminosos, que deve ter sido construída ao longo de vários anos, sem ser notada, facilitada pelo uso do Encrochat”, declarou Shiels, detetive que reforça o ‘Grupo de Combate ao Crime Organizado Grave’, ao site oficial da ‘Greater Manchester Police’.

Histórico breve com o UFC

Apontado como um dos grandes pesos-moscas (57 kg) em ascensão da época, Pietro iniciou sua carreira invicto, acumulando 13 vitórias e chamando a atenção do UFC. O inglês se preparava para participar da 27ª edição do TUF, mas foi surpreendido com uma oferta direta de assinar com o Ultimate e lutar de última hora contra Tim Elliot, em 2017. Na oportunidade, porém, Menga não conseguiu bater o peso e viu seu adversário se recusar a competir em tais condições. 

Posteriormente, o agora veterano teve seu contrato junto à liga presidida por Dana White encerrado, sem sequer entrar em ação. Em sua carreira, entretanto, ‘The Italian Stallion’, como ficou conhecido, chegou a competir em outras grandes companhias, como o Bellator e o Cage Warriors. Em seu cartel no MMA profissional, Pietro soma 14 vitórias e quatro reveses no total.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Matérias Recentes

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Ex-campeão do UFC, Rafael dos Anjos passa por terceira cirurgia em 14 meses

Sem lutar desde outubro de 2024, quando foi derrotado por Geoff Neal após sofrer uma…

29/01/2026

Cantoria e mais! Clima amistoso entre Diego Lopes e Volkanovski domina coletiva do UFC 325

Na manhã desta quinta-feira (29), em Sydney, na Austrália, o Ultimate promoveu a coletiva de…

29/01/2026

Diego Lopes planeja mudanças em revanche com Volkanovski: “A ideia é surpreender ele”

Em 34 lutas como profissional de MMA, Diego Lopes nunca competiu contra o mesmo adversário…

29/01/2026

Vitor Petrino encara Steven Asplund após troca de adversário no UFC Vegas 114

O brasileiro Vitor Petrino terá um novo desafio pela frente no UFC Vegas 114. Inicialmente…

29/01/2026

Campeão do TUF, Diego Brandão estreia no Karate Combat em fevereiro

Primeiro brasileiro a se sagrar campeão de uma edição internacional do reality show 'The Ultimate…

29/01/2026