Notícias

Ex-campeão elege Alex Poatan como 8º maior meio-pesado da história do UFC

Atual detentor do cinturão meio-pesado (93 kg) do Ultimate, Alex Poatan coloca seu título em jogo pela terceira vez neste sábado (5), na luta principal do UFC 307, em Salt Lake City (EUA), contra Khalil Rountree Jr. E apesar do ainda relativo curto reinado, o lutador brasileiro já se encaminha para entrar no hall dos maiores nomes na história da categoria. Pelo menos na opinião de Rashad Evans, ex-campeão da divisão até 93 kg da organização.

Assine o UFC Fight Pass pelo UOL Play

Em recente participação no podcast ‘The Bohnfire’, Evans classificou Poatan na oitava posição do seu ranking top 10 de maiores campeões da história no meio-pesado do UFC. Porém, para o veterano, alguns fatores – como a competição enfrentada e a ausência de rivais que coloquem seu grappling à prova – ainda separam o striker paulista do topo da sua lista, ainda que reconheça seu potencial para alcançar tal status.

“Eu queria colocar o Alex Pereira mais alto, mas é o seguinte: eu sinto como se essa era de meio-pesados não é mais o que já foi. Não estou dizendo que é fraca, mas não é a mais forte que já teve. Eu não digo isso para criticar o Alex, mas eu preciso ver mais dele. No que diz respeito a ser um dos melhores todos os tempos, eu acho que o legado dele está na trajetória para tal se ele conseguir passar do UFC 307, eu definitivamente o colocaria no top 5. Eu ainda preciso ver mais e ainda preciso acreditar que ele pode entrar lá com um grappler habilidoso e não apenas encarar os desafios no grappling, mas ser capaz de impor sua vontade. Ele vem em um bom embalo, mas para ser um dos melhores da história, você precisa de um pouco mais do que momento”, explicou Rashad Evans.

Outros três brasileiros no top 10 de Evans

Além de Alex Poatan, outros três brasileiros fazem parte da lista top 10 dos maiores campeões meio-pesado da história do UFC na opinião de Rashad Evans. Contemporâneos do americano, Lyoto Machida, Maurício Shogun e Glover Teixeira – mentor do atual detentor do cinturão – ocupam a 7ª, 9ª e 10ª posição, respectivamente, na classificação de ‘Suga’, que é liderada pelo americano Jon Jones, que reinou absoluto na divisão durante muitos anos.

Matérias Recentes

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025

Processo por agressão sexual contra Conor McGregor é arquivado na Justiça

Protagonista de inúmeros episódios polêmicos fora dos octógonos, Conor McGregor tem um motivo a menos…

05/12/2025