Siga-nos

Notícias

Ex-campeão do UFC vê vantagem para Adesanya em possível superluta contra Jones

Após rápida ascensão, Adesanya se tornou uma das principais estrelas do UFC – Diego Ribas

Nos últimos anos, as superlutas entre estrelas de diferentes divisões do plantel do UFC têm sido cada vez mais especuladas, ainda que um número relativamente baixo delas tenha se concretizado. Um dos hipotéticos duelos que recentemente habita as conversas de fãs e especialistas é uma possível disputa entre Jon Jones e Israel Adesanya, detentores dos cinturões meio-pesado (93 kg) e do peso-médio (84 kg) do Ultimate, respectivamente.

Os campeões têm trocado farpas e provocações através da mídia e das redes sociais há alguns meses, além de já terem demonstrado interesse em se enfrentar no futuro. Apesar de ambos ostentarem os títulos de suas respectivas categorias, ‘Bones’, em teoria, entraria com o favoritismo no confronto por sua maior experiência e por já ter se consolidado como um dos melhores lutadores de todos os tempos. No entanto, esta aparente vantagem poderia ser negada por Israel dentro do octógono, de acordo com Michael Bisping.

Ao ‘Submission Radio’, o ex-campeão dos médios relembrou as equilibradas defesas de título protagonizadas por Jones para apostar em uma potencial vantagem de Adesanya, pelo menos na luta em pé. O ex-lutador inglês fala com propriedade de causa, já que em 2017 fez parte de uma superluta na qual saiu derrotado diante do canadense Georges St-Pierre, ex-soberano dos meio-médios (77 kg).

“Em pé, eles combinam muito bem. Não consigo ver porque Israel não teria ao menos uma igualdade ou potencialmente uma vantagem. Nós vimos nas últimas lutas (de Jones) que ele não é invencível, ele não é um super-humano – ele é vencível. Todo mundo pode ser derrotado, acredite em mim. E Jon, o mais longo que ele faça isso, o mais longo que ele vá, é meio que um jogo de probabilidade. Em algum ponto, alguém vai vencê-lo, e parece que está acontecendo mais e mais”, declarou Michael Bisping, antes de continuar.

“Quero dizer, a luta contra Dominick Reys – e eu não estou tentando descarregar em cima de Jon Jones – mas eu sinto que Reyes venceu aquela luta. A anterior a essa, (contra) Thiago Santos, essa foi uma luta próxima, e Thiago Santos tinha um (ligamento) LCA estourado desde o primeiro round. A luta anterior a essa, Anthony Smith. Então, você sabe, Jon não é invencível, e Adesanya também está invicto. É uma grande luta. Adoraria ver isso um dia”, relembrou o inglês.

Bisping fez questão de elogiar a postura promocional do nigeriano também fora do octógono. Conhecido por seu trash talk na época em que estava ativo, o ex-lutador valorizou o trabalho feito por Adesanya para chamar a atenção da comunidade do MMA para a rivalidade entre ele e Jones, utilizando-se da provocação e do seu carisma.

“Eu gosto do que ele está fazendo com Jon Jones. Não sei se essa luta vai acontecer algum dia. Provavelmente não vai. Não tão cedo. Eu acho que Jon está falando sobre subir para o peso-pesado, então obviamente isso colocaria uma barreira entre eles. Mas eu gosto disso. Eu, com certeza, gosto de ver Israel falando m*** sobre Jon Jones. É engraçado. Eu apenas sento lá de manhã, comendo meu cereal, e dou uma risadinha sobre isso. Ele é ótimo, sou um grande fã. Ele é ótimo, invicto, o que é muito vendável. Ele tem boa aparência, fala bem, luta bem. O cara é uma superestrela. Ele tem todas as qualidades que o UFC está procurando em uma superestrela, e ele luta bem”, concluiu Bisping.

Apesar do aparente desejo de se enfrentarem, Jones e Adesanya ainda devem defender seus respectivos cinturões em suas próximas lutas. O americano provavelmente deve conceder uma revanche a Dominick Reyes, último desafiante ao título. Já o nigeriano terá pela frente Paulo ‘Borrachinha’, principal concorrente da categoria dos pesos-médios.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias