Sem lutar desde novembro de 2019, data de sua última luta pelo UFC, Renan ‘Barão’ deve fazer seu retorno à ação em breve. De acordo com uma publicação compartilhada na página do evento americano ‘Premier Fighting Championship’ no ‘Instagram’ (veja abaixo ou clique aqui), o ex-campeão peso-galo (61 kg) do UFC enfrentará o americano Tyson Duckworth no próximo dia 19 de novembro, em Springfield, Massachusetts (EUA).
Ainda de acordo com a publicação, o duelo entre ‘Barão’ e Duckworth será válido pelo título peso-pena do ‘Premier Fighting Championship’. A disputa chega dois anos depois do brasileiro encerrar sua trajetória no UFC, onde brilhou como campeão dos galos entre 2012 e 2014.
Apesar de ter se destacado no principal evento de MMA do mundo, chegando a ser considerado um dos melhores lutadores peso-por-peso do planeta, ‘Barão’ viveu nos últimos anos a pior fase de sua carreira. Depois de perder o cinturão peso-galo do Ultimate para TJ Dillashaw, o potiguar engatou uma sequência de sete derrotas em nove lutas disputadas, sendo cinco destes reveses consecutivos, o que provocou seu desligamento do UFC.
Depois de sua saída do Ultimate, Renan Barão chegou a assinar com o ‘Taura MMA’, mas nunca estreou pela organização. Alguns meses depois, o ex-UFC foi anunciado como novo reforço de um evento alemão chamado ‘Elite MMA Championship’, mas também não chegou a competir pela entidade. Profissional do MMA desde 2005, o brasileiro soma 34 vitórias, nove derrotas e um ‘no contest’ (sem resultado) na carreira.