Sem lutar desde outubro de 2024, quando foi derrotado por Geoff Neal após sofrer uma contusão no joelho esquerdo, o brasileiro Rafael dos Anjos deve ficar mais algum tempo afastado dos octógonos. Isso porque o ex-campeão peso-leve (70 kg) do UFC precisou passar por mais um procedimento cirúrgico no local lesionado, o terceiro em 14 meses.
A informação foi divulgada pelo próprio lutador niteroiense, através de uma publicação feita na sua conta oficial no ‘Instagram’ (veja abaixo ou clique aqui). De acordo com ‘RDA’, ele enfrentou problemas na recuperação das duas cirurgias anteriores e precisou se submeter a uma nova operação na manhã da última quarta-feira (28).
“Hoje eu passei pela minha terceira cirurgia de joelho em um período de 14 meses. Estou fazendo isso porque eu realmente acredito que ainda tenho um par de lutas sobrando em mim. Eu estou lutando por legado, não por dinheiro. Neste estágio da minha carreira, uma vitória significa mais do que um salário. Eu não quero pisar no octógono só para coletar um cheque, eu quero vencer”, afirmou Dos Anjos.
Em busca da 50ª luta na carreira
Aos 41 anos de idade e com uma vida financeira confortável, a motivação de ‘RDA’ para dar prosseguimento na sua carreira, como o próprio reconhece, envolve exclusivamente seu interesse em ampliar o já grande legado construído por ele. Um dos objetivos mais palpáveis do veterano é alcançar o número de 50 lutas profissionais disputadas no MMA – marca que está próxima de ser quebrada pelo ex-campeão do UFC, que já soma 49 combates no seu cartel.
“Minha próxima luta vai ser a minha 50ª luta profissional, e eu quero ter certeza que quando eu entrar lá dentro, eu estarei 100%. Eu amo vencer, estou confiando no processo, e sei que Deus tem planos maiores que eu nem posso imaginar”, declarou o veterano.
Confira abaixo o pronunciamento na íntegra:
“Hoje eu passei pela minha terceira cirurgia de joelho em um período de 14 meses. Eu queria compartilhar um pouco sobre como essa jornada tem sido para mim.
Em novembro de 2024, eu rompi meu LCA e menisco. Voei para o Brasil e operei lá. O médico decidiu costurar o menisco, tentando salvá-lo para o longo prazo. Infelizmente, para o curto prazo, essa não foi a melhor decisão.
Seis a sete meses depois, quando eu comecei a treinar de novo, meu joelho continuava a travar, e eu tive que passar por outro procedimento, uma limpeza de menisco em Austin, no Texas, com um médico diferente. Deveria ser uma cirurgia simples, mas cinco meses depois eu ainda não estava recuperando minha massa muscular e não conseguia chegar perto do 100%.
Depois de voar de volta para o Brasil e fazer novos exames de imagem, descobrimos que o médico no Texas tinha deixado todos os fios de sutura dentro da minha articulação, o que muito provavelmente estava causando constante inflamação e me atrapalhando.
Então, nesta manhã, eu passei pela minha terceira cirurgia em 14 meses.
Estou fazendo isso porque eu realmente acredito que ainda tenho um par de lutas sobrando em mim. Eu estou lutando por legado, não por dinheiro. Neste estágio da minha carreira, uma vitória significa mais do que um salário. Eu não quero pisar no octógono só para coletar um cheque, eu quero vencer.
Minha próxima luta vai ser a minha 50ª luta profissional, e eu quero ter certeza que quando eu entrar lá dentro, eu estarei 100%. Eu amo vencer, estou confiando no processo, e sei que Deus tem planos maiores que eu nem posso imaginar.
Neste momento, meu foco está na recuperação e na abertura da minha academia nesta primavera em Austin. Espero que, lá pelo verão, eu esteja de volta ao octógono lutando novamente pelo UFC.
Obrigado a todos os meus fãs pelo amor e apoio, realmente significa tudo.”
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok