Siga-nos
Khabib Nurmagomedov é homenageado pelo UFC com entrada no Hall da Fama.
Khabib é membro do Hall da Fama do UFC - Matt Davies/Ag Fight

Notícias

Ex-campeão do UFC deve R$ 15 milhões em impostos ao governo russo, diz site

Um dos maiores astros do MMA nos últimos tempos, Khabib Nurmagomedov se aposentou do esporte, em 2020, certamente com algumas dezenas de milhões na conta bancária. Mas, mesmo assim, o ex-campeão peso-leve (70 kg) do UFC contraiu uma dívida milionária em impostos com o governo russo, de acordo com o site ‘RT’ (Russia Today).

Segundo a publicação, Khabib estaria devendo em torno de 3 milhões de dólares – pouco mais de R$ 15 milhões – ao governo da Rússia. Em decorrência do débito, algumas contas bancárias pertencentes ao ex-campeão do UFC teriam sido bloqueados pelas autoridades russas – entre elas a do evento ‘Eagle FC’, do qual Nurmagomedov é dono e promotor.

A origem das investigações

Após pendurar as luvas, Khabib Nurmagomedov se aventurou em diversos empreendimentos, como uma rede de restaurantes, hotéis, entre outros. O ex-lutador, no entanto, renunciou à propriedade de várias das suas empresas, com parentes e pessoas próximas sendo mantidas no comando das mesmas. As medidas adotadas pelo ex-campeão do UFC chamaram a atenção das autoridades russas e uma investigação foi instaurada pelos órgãos responsáveis pela fiscalização tributária no país.

As investigações apontaram irregularidades em alguns contratos – o que levou ao fechamento de algumas das empresas de Nurmagomedov. Ainda de acordo com a publicação, as autoridades do governo russo suspeitam que Khabib tenha utilizado o dinheiro dos impostos que ele supostamente não pagou aos cofres públicos do país para adquirir hotéis e start-ups (empresas iniciantes) na Turquia e nos Emirados Árabes Unidos.

Carreira de Khabib Nurmagomedov no MMA

Treinado desde criança pelo seu pai, Adbulmanap Nurmagomedov, Khabib se tornou um dos melhores lutadores de MMA de todos os tempos. Sua consagração veio, sem dúvida nenhuma, durante o período em que atuou no UFC, contra os principais atletas do mundo, entre 2012 e 2020. Na organização norte-americana, o russo conquistou 13 vitórias e o título dos pesos-leves, o qual defendeu em três oportunidades. ‘The Eagle’, como ficou conhecido, se aposentou do esporte com um cartel irretocável de 29 triunfos e nenhum revés.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias