Notícias

Ex-campeão do Bellator estreia no wrestling universitário aos 42 anos

Dono de uma carreira vitoriosa, com títulos conquistados no jiu-jitsu e no MMA, Rafael Lovato Jr decidiu se aventurar em uma nova modalidade. Neste final de semana, o ex-campeão do Bellator fez sua estreia no wrestling universitário norte-americano, aos 42 anos de idade.

O veterano lutador entrou em ação pela Oklahoma City University (OCU), no torneio ‘WCA/USMC National Dual Meet Championships’, promovido pela ‘NAIA’ (National Association of Intercollegiate Athletics), uma espécie de segunda divisão universitária. E mesmo diante de adversários muito mais jovens e mais pesados, na categoria peso-pesado (até 129 kg), Lovato conseguiu conquistar vitórias importantes (3-2 no total) e ajudar sua equipe a alcançar o 7º lugar na competição.

“Isso foi diferente de qualquer coisa que eu já fiz parte durante a minha carreira. A energia do time e o drama das lutas foi insano! Eu me diverti muito e aprendi bastante sobre a arte do combate no wrestling. A velocidade e a técnica é muito diferente e foi incrível aprender como adaptar minhas habilidades no calor da batalha. No final, eu terminei com 3-2 (vitórias-derrotas) e ganhei uma vida inteira de experiência em dois dias. Vou guardar essa memória para o resto da minha vida”, declarou Rafael Lovato Jr, em publicação no ‘Instagram’ (veja abaixo ou clique aqui).

Currículo de Rafael Lovato

Lovato foi o segundo americano, depois de BJ Penn, a conquistar um título no mundial de jiu-jitsu como faixa-preta. O lutador também venceu três mundiais ‘No-Gi’ (sem quimono) e foi medalhista de prata na edição 2024 do ADCC (Abu Dhabi Combat Club), considerado o maior torneio de grappling do mundo.

No MMA, Rafael foi igualmente bem-sucedido, terminando sua carreira com um cartel invicto de 11 vitórias – nove delas pela via rápida – e nenhuma derrota. O faixa-preta também conquistou títulos na modalidade, como os cinturões do ‘Legacy FC’ e do ‘Bellator’ – ambos na divisão dos pesos-médios (84 kg). Uma anomalia cerebral, chamada cavernoma – que envolve a formação de vasos sanguíneos anormais no cérebro – encurtou a carreira do lutador nas artes marciais mistas quando ainda estava no auge.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Matérias Recentes

Tsarukyan detona Paddy Pimblett após derrota para Justin Gaethje: “Pior lutador do UFC”

Para muitos ignorado da disputa pelo cinturão interino dos pesos-leves (70 kg), Arman Tsarukyan nunca…

01/02/2026

Pressão? Khamzat Chimaev provoca Alex Poatan nas redes sociais

Khamzat Chimaev voltou a usar as redes sociais para provocar Alex Pereira e reforçar o…

01/02/2026

Maurício Ruffy embolsa R$ 525 mil por bônus de ‘Performance da Noite’ no UFC 325

A participação de Maurício Ruffy no UFC 325 terminou da melhor maneira possível. Além de…

01/02/2026

UFC 325: Volkanovski vence Diego Lopes, mantém cinturão e iguala recorde de José Aldo

Em seu segundo reinado no peso-pena (66 kg) do Ultimate, Alexander Volkanovski mostrou, neste sábado…

01/02/2026

Maurício Ruffy volta a brilhar e nocauteia Rafael Fiziev no UFC 325

O UFC 325, realizado neste sábado (31), serviu para Maurício Ruffy dar a volta por…

01/02/2026

Xicão passa do 1º round pela primeira vez e vence Tai Tuivasa no UFC 325

Nas nove primeiras lutas de sua carreira no MMA profissional, o gigante brasileiro Tallison Teixeira…

01/02/2026