Notícias

Ex-campeão do Bellator estreia no wrestling universitário aos 42 anos

Dono de uma carreira vitoriosa, com títulos conquistados no jiu-jitsu e no MMA, Rafael Lovato Jr decidiu se aventurar em uma nova modalidade. Neste final de semana, o ex-campeão do Bellator fez sua estreia no wrestling universitário norte-americano, aos 42 anos de idade.

O veterano lutador entrou em ação pela Oklahoma City University (OCU), no torneio ‘WCA/USMC National Dual Meet Championships’, promovido pela ‘NAIA’ (National Association of Intercollegiate Athletics), uma espécie de segunda divisão universitária. E mesmo diante de adversários muito mais jovens e mais pesados, na categoria peso-pesado (até 129 kg), Lovato conseguiu conquistar vitórias importantes (3-2 no total) e ajudar sua equipe a alcançar o 7º lugar na competição.

“Isso foi diferente de qualquer coisa que eu já fiz parte durante a minha carreira. A energia do time e o drama das lutas foi insano! Eu me diverti muito e aprendi bastante sobre a arte do combate no wrestling. A velocidade e a técnica é muito diferente e foi incrível aprender como adaptar minhas habilidades no calor da batalha. No final, eu terminei com 3-2 (vitórias-derrotas) e ganhei uma vida inteira de experiência em dois dias. Vou guardar essa memória para o resto da minha vida”, declarou Rafael Lovato Jr, em publicação no ‘Instagram’ (veja abaixo ou clique aqui).

Currículo de Rafael Lovato

Lovato foi o segundo americano, depois de BJ Penn, a conquistar um título no mundial de jiu-jitsu como faixa-preta. O lutador também venceu três mundiais ‘No-Gi’ (sem quimono) e foi medalhista de prata na edição 2024 do ADCC (Abu Dhabi Combat Club), considerado o maior torneio de grappling do mundo.

No MMA, Rafael foi igualmente bem-sucedido, terminando sua carreira com um cartel invicto de 11 vitórias – nove delas pela via rápida – e nenhuma derrota. O faixa-preta também conquistou títulos na modalidade, como os cinturões do ‘Legacy FC’ e do ‘Bellator’ – ambos na divisão dos pesos-médios (84 kg). Uma anomalia cerebral, chamada cavernoma – que envolve a formação de vasos sanguíneos anormais no cérebro – encurtou a carreira do lutador nas artes marciais mistas quando ainda estava no auge.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Matérias Recentes

Melquizael Costa brilha no UFC Houston com nocaute brutal em Dan Ige

Melquizael Costa protagonizou uma vitória impactante neste sábado (21), no UFC Houston. Atuando no card…

22/02/2026

Fim da má fase! Michel Pereira vence Zach Reese por decisão dividida no UFC Houston

O brasileiro Michel Pereira encerrou neste sábado (21) uma sequência negativa no Ultimate. Atuando no…

21/02/2026

Carlos Leal supera Njokuani e conquista vitória importante no UFC Houston

O brasileiro Carlos Leal conquistou uma vitória importante neste sábado (21), no UFC Houston. Atuando…

21/02/2026

Michel Pereira busca redenção no UFC Houston após pior fase na organização

O sábado (21) pode representar um ponto de virada na trajetória de Michel Pereira no…

21/02/2026

Saiba como assistir ao UFC Houston, card liderado por Strickland vs Hernandez

Depois de quatro anos, o Ultimate desembarca novamente na cidade de Houston, no Texas (EUA),…

21/02/2026

Anthony Hernandez minimiza provocação polêmica de Strickland antes do UFC Houston

Escalado para enfrentar Sean Strickland na luta principal do UFC Houston, que acontece neste sábado…

20/02/2026