Categorias: Notícias

Entidade presta esclarecimentos após críticas à arbitragem do UFC 247

O resultado da luta entre Reyes e Jones foi muito discutido após o show – Diego Ribas/PxImages

O assunto que mais deu o que falar no UFC 247, realizado no último sábado (8), foi a avaliação dos juízes de alguns confrontos da noite. Foram quatro duelos decididos por decisão dividida, além da luta principal entre Jon Jones e Dominick Reyes, que teve seu resultado extremamente questionado. Após a ‘chuva de críticas’, o Departamento de Licenciamento e Regulação do Texas, entidade que supervisiona a regulamentação de eventos de MMA no Texas (EUA), resolveu se posicionar sobre o tema publicamente.

Através de um comunicado enviado ao site ‘MMA Junkie’, o Departamento deixou claro que a escolha e indicação dos árbitros em eventos do Ultimate é feito em conjunto com a companhia, a fim de resguardar a saúde e segurança dos lutadores. A nota também rebateu uma acusação feita por Joe Rogan, comentarista oficial do UFC, que afirmou, durante seu podcast, que um dos juízes estava disperso e olhando para baixo durante a luta de Andrea Lee e Lauren Murphy, válida pela divisão dos pesos-moscas (57 kg).

“Como em todos os eventos esportivos, atletas, equipes, juízes, fãs e representantes da mídia podem – e geralmente têm – opiniões diferentes sobre o que aconteceu em uma disputa de esportes de combate. O Departamento de Licenciamento e Regulação do Texas aplaude a paixão que todos estão exibindo por esse esporte. Comentários foram feitos sobre a seleção dos juízes e árbitros. Ao selecionar os profissionais, o ‘DLRT’ leva em consideração as recomendações feitas pelo UFC. Como em todos os eventos, o DLRT trabalha em estreita colaboração com o UFC e outros promotores para garantir a qualidade e a experiência dos árbitros e juízes para proteger a saúde e a segurança dos lutadores”, declarou o porta-voz da comissão, Tela Mange, antes de esclarecer a acusação de Joe Rogan.

“Foram feitas alegações de que um juiz não estava prestando atenção à luta e estava olhando para o chão. Um dos avanços que o UFC fez nos últimos anos foi fornecer pequenos monitores de vídeo abaixo do nível do octógono para cada juiz para monitorar mais de perto as lutas”, completou Mange.

Curiosamente, a luta que gerou maior revolta entre os fãs e parte da imprensa foi julgada como decisão unânime – a favor de Jones, que manteve o cinturão dos meio-pesados (93 kg). Neste confronto, um dos árbitros marcou 49-46 a favor do campeão, o que foi considerado um absurdo dada as circunstâncias do combate diante de Reyes.

Matérias Recentes

Reforço na RAF! Campeão do UFC, Khamzat Chimaev assina com evento de wrestling

Conhecido por seu jogo sufocante de quedas e luta agarrada no MMA, o russo Khamzat…

19/04/2026

Jiri Prochazka anuncia nascimento de sua primeira filha e manda recado para “hienas”

No último dia 11 de abril, Jiri Prochazka falhou na missão de recuperar o cinturão…

19/04/2026

Conor McGregor aumenta rumor de retorno ao UFC com post sugestivo: “Estou voltando”

Conor McGregor é, isoladamente e com folga, o atleta do UFC mais testado na atual…

19/04/2026

Barba, cabelo e bigode! Márcio Ticotô leva bônus de R$ 500 mil no UFC Canadá

Depois de estrear com o pé direito, com um nocaute brutal aplicado sobre Dennis Buzukja…

19/04/2026

UFC Canadá: Gilbert Durinho é nocauteado por Mike Malott e anuncia aposentadoria

A carreira de um dos grandes nomes do MMA brasileiro nos últimos anos chegou ao…

19/04/2026

UFC Canadá: Karine Killer é superada por lutadora da casa e perde a segunda seguida

Neste sábado (18), pelo card principal do UFC Canadá, Karine 'Killer' Silva foi superada pela…

18/04/2026