Notícias

Entenda como o pai do filho de Gisele Bündchen se tornou faixa-preta de jiu-jitsu

Uma notícia movimentou o mundo dos famosos e das lutas na última segunda-feira (28). A ‘supermodelo’ brasileira Gisele Bündchen está grávida de seu terceiro filho, o primeiro do seu relacionamento com o professor de jiu-jitsu Joaquim Valente, faixa-preta da família Gracie. E a história do pai do próximo herdeiro da celebridade gaúcha com o clã responsável por difundir a arte suave pelo globo vem de longa data.

Desde a mais tenra idade, Joaquim e seus dois irmãos – Pedro e Guilherme – conviveram dentro do tatame com alguns dos principais nomes da história do jiu-jitsu. Entre eles, o grão-mestre Hélio Gracie – patriarca dos Gracie e amigo pessoal da família Valente -, com quem o pai do filho de Gisele Bündchen começou a ter aulas particulares aos dois anos.

Amizade entre os Valente e os Gracie

O convívio de Joaquim com o jiu-jitsu tão jovem pode ser explicado pela ótima relação entre as famílias Valente e Gracie. O início do vínculo entre os clãs se deu ainda nos primórdios do século XX, quando os irmãos Syllo e Eliezer descobriram a defesa pessoal com um amigo japonês.

Após a abertura da Academia Gracie no Rio de Janeiro, em 1952, Syllo inscreveu seu filho Pedro Valente Sr, um adolescente na época, para aprender o jiu-jitsu. Pelas próximas décadas, uma relação de parceria e amizade se desenvolveu entre as famílias, com o pai de Joaquim se tornando um dos alunos mais renomados, assim como um amigo, médico e consultor dos patriarcas dos Gracie, Hélio e Carlos.

Joaquim Valente

Hoje com 35 anos, Joaquim Valente mora em Miami, nos Estados Unidos, onde é dono de uma academia de jiu-jitsu, ao lado dos irmãos Pedro Jr e Guilherme. O método de ensino dos irmãos Valente se assemelha ao adotado pela família Gracie desde os primórdios da arte suave no Brasil, com ênfase na defesa pessoal e menos interesse em moldar seus alunos para competições esportivas.

Jiu-jitsu uniu o casal?

O casal Joaquim Valente e Gisele Bündchen, inclusive, se conheceu melhor através do jiu-jitsu. A modelo gaúcha, que já tem dois filhos – Benjamin e Vivian – de seu antigo casamento com o ex-astro da NFL (liga de futebol americano) Tom Brady, pratica a arte suave há alguns anos e se tornou amiga pessoal do instrutor.

Gisele e Joaquim assumiram o namoro oficialmente em março deste ano, apesar dos rumores indicarem que os dois já se relacionavam desde 2023. Antes disso, a ‘supermodelo’ brasileira – um dos maiores nomes da indústria da moda em todos os tempos – havia se divorciado de Tom Brady em outubro de 2022.

Matérias Recentes

Sai Ortega, entra Nolan? Renato Moicano perde rival antes do UFC 326

Ao que tudo indica, Renato Moicano terá um novo adversário no UFC 326, dia 7…

29/01/2026

Maurício Ruffy exalta período de treinos com Volkanovski na Austrália: “Me sinto em casa”

Em outubro de 2025, Maurício Ruffy contemplou a possibilidade de buscar treinos fora da equipe…

29/01/2026

Stephanie Rondinha substitui Nicolle Caliari e encara estreante Carol Foro no UFC Seattle

Agendado para o dia 28 de março, o UFC Seattle ganhou um novo duelo 100%…

29/01/2026

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Ex-campeão do UFC, Rafael dos Anjos passa por terceira cirurgia em 14 meses

Sem lutar desde outubro de 2024, quando foi derrotado por Geoff Neal após sofrer uma…

29/01/2026

Cantoria e mais! Clima amistoso entre Diego Lopes e Volkanovski domina coletiva do UFC 325

Na manhã desta quinta-feira (29), em Sydney, na Austrália, o Ultimate promoveu a coletiva de…

29/01/2026