Siga-nos

Notícias

Em má fase no UFC, Alex ‘Cowboy’ afasta dúvidas sobre preparação no interior do RJ

Alex ‘Cowboy’ sobe novamente no octógono no UFC 248 – Leandro Bernardes/PXImages

Membro do plantel de lutadores do Ultimate desde 2015, Alex ‘Cowboy’ teve um início de trajetória bastante promissor. Porém, as quatro derrotas em suas últimas seis aparições no octógono ligaram o sinal de alerta para o brasileiro, que tentará retomar o caminho das vitórias neste sábado (7), diante de Max Griffin, no UFC 248, em Las Vegas (EUA).

O lutador – que faz há algum tempo sua preparação para as lutas na academia ‘ATS’, localizada em Três Rios, interior do Rio de Janeiro – passou a ser questionado por sua opção de abandonar o modelo anterior – onde dividia seus camps de treinamento também nas equipes ‘TFT’, da capital do estado, e ‘ATT’, dos Estados Unidos. Entretanto, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, ‘Cowboy’ discordou da teoria de que a mudança em sua rotina de treinos tenha influenciado nos últimos resultados de seus combates. O meio-médio rechaçou a ideia de que a falta de intercâmbio com times mais estabelecidos no cenário do MMA possa ter alguma relação com os reveses recentes, e relembrou que, mesmo antes da sequência de derrotas, já havia feito sua escolha de se manter próximo de casa.

“Eu nunca deixei de treinar na minha cidade, eu sempre treinei em Três Rios. Depois que eu saí da TFT, eu só fiquei na minha cidade. Então, muitas lutas que eu fiz foram com a preparação feita só na minha cidade, não treinava no Rio de Janeiro mais. Isso foi só no começo da minha carreira no UFC”, explicou Alex.

Vindo de três resultados negativos em sequência, ‘Cowboy’ tem consciência de que precisa voltar à coluna das vitórias o mais breve possível a fim de afastar o risco de uma dispensa do Ultimate. Para isso, o lutador revelou que fez algumas mudanças em seus treinos, especialmente na parte de chão e na preparação física, que o atrapalharam em sua última peleja.

A aparente fragilidade do rival de sábado, Max Griffin, que soma mais derrotas do que triunfos em sua passagem pelo UFC, também é um aspecto que o brasileiro pretende explorar. Sem entrar em muitos detalhes, Alex afirmou que as brechas no jogo do americano foram estudadas e serão atacadas ao longo do combate.

“Fiz algumas mudanças nos treinos, busquei novas sabedorias, novos caminhos a serem seguidos para voltar a vencer. Mudei algumas coisas na parte de preparação do jiu-jitsu, além de trabalhar no gás. Não gosto de falar muito sobre estratégia (antes do combate), mas eu estudei bastante os erros dele (Max Griffin). Treinei mais forte, bem focado, para explorar as brechas. Agora é botar tudo em prática lá no sábado”, finalizou o meio-médio.

Aos 32 anos, Alex ‘Cowboy’ acumula 19 vitórias, oito derrotas, um empate e dois ‘no contest’ (luta sem resultado) em sua carreira no MMA profissional. Por sua vez, Max Griffin possui 15 triunfos e sete reveses em seu cartel. No UFC, entretanto, o americano tem um retrospecto negativo de 3-5.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias