Depois de passar os últimos anos sendo ignorado por Jorge Masvidal sempre que o desafiava para resolver as desavenças entre eles dentro do octógono, Leon Edwards viu o jogo virar e agora, como campeão dos meio-médios (77 kg) do UFC, tem o poder de dar o troco no desafeto. E, ao que parece, o inglês está disposto a tirar proveito de sua posição como novo rei da categoria para fazer ‘Gamebred’ implorar por uma chance de enfrentá-lo.
Em 2019, uma confusão nos bastidores do UFC Londres deu início à rivalidade entre Edwards e Masvidal. Na ocasião, o americano partiu para cima de ‘Rocky’ e o atingiu com uma combinação de socos, de surpresa. Após este episódio, o inglês, buscando vingança dentro do cage, fez vários desafios ao rival, mas, na maior pare das vezes, era menosprezado pelo astro da companhia. O aguardado duelo entre os meio-médios chegou a ser marcado pelo Ultimate para dezembro do ano passado, após ‘Gamebred’ perder duas disputas de cinturão para Kamaru Usman, porém foi cancelado por conta de uma lesão do atleta da ‘American Top Team’.
Após o cancelamento da luta contra o desafeto, Edwards foi escalado para lutar pelo título da divisão contra o então campeão Kamaru Usman, o qual derrotou, em agosto deste ano, por nocaute. Com o rival sob posse do cinturão, Masvidal tomou a iniciativa de desafiá-lo para resolver suas diferenças no cage, alegando que, durante anos, este era o objetivo do inglês. Mas, ao tomar ciência do conveniente chamado do americano, ‘Rocky’ foi às redes sociais para deixar claro que é ele quem dá as cartas neste momento (veja abaixo ou clique aqui).
“Refira-se a mim como ‘Sr. Edwards’ ou ‘Senhor’ e se ajoelhe e implore, e talvez eu considere isso (te dar uma chance de lutar pelo cinturão)”, escreveu o campeão.
Invicto há quase sete anos, ou 11 lutas, Leon Edwards conquistou o cinturão dos meio-médios do UFC em agosto de 2022. Depois de chegar ao quinto e último round da disputa contra Kamaru Usman atrás na pontuação dos juízes, ‘Rocky’ conseguiu encontrar um chute perfeito, restando menos de um minuto para o final do combate, que levou o nigeriano à lona e o consagrou como novo campeão da categoria.
Por sua vez, Jorge Masvidal teve duas oportunidades para conquistar o título da divisão, mas falhou em ambas, sendo dominado e derrotado por pontos na primeira e nocauteado na segunda. Na sua apresentação mais recente, em março deste ano, ‘Gamebred’ foi novamente superado, desta vez pelo ex-amigo e atual desafeto Colby Covington, na decisão unânime dos juízes, chegando à terceira derrota consecutiva, a pior marca de sua carreira.