Dustin Poirier é o atual segundo colocado no ranking peso-leve do UFC – Diego Ribas / PxImages
Recém saído de uma verdadeira guerra contra Dan Hooker na luta principal do UFC Las Vegas, onde saiu vencedor por pontos, Dustin Poirier já analisa os seus próximos passos no topo da categoria. De olho em um novo ‘title shot’, o peso-leve (70 kg) admite uma certa preferência pela vitória de Justin Gaethje sobre Khabib Nurmagomedov na próxima disputa de cinturão da divisão, ainda sem data marcada.
Em entrevista ao site ‘TMZ Sports’, o segundo colocado no ranking oficial destacou que o caminho para conseguir uma nova oportunidade de lutar pelo título seria mais fácil com a coroação de Gaethje como novo campeão linear dos leves, especialmente considerando que foi o último lutador a derrotar o compatriota, em combate realizado em abril de 2018. Além disso, o fato de já ter sido derrotado por Khabib recentemente, em disputa de cinturão no UFC 242, pode atrasar seus planos.
“Eu acho que para eu conseguir um title shot, se o Justin vencer isso se alinha mais fácil. É mais garantido lutar pelo cinturão para mim se Justin vencer. Eu sou o último cara a derrotá-lo. Sou o único cara ainda na organização que já o venceu. Então, isso faria muito sentido. E eu sei que ele quer essa luta também”, explicou Dustin Poirier.
Para isso, Justin Gaethje terá que fazer algo que nenhum outro lutador, nem mesmo Poirier, foi capaz de fazer até o momento: derrotar o invicto Khabib Nurmagomedov. E, ainda que na prática não tenha conseguido superar o russo, o americano deu dicas de como seu compatriota pode ter sucesso em sua empreitada.
“Se Justin conseguir manter suas costas longe da grade, eu acredito que ele pode superar Khabib na luta agarrada no espaço aberto. Ele tem um pedigree no wrestling universitário e aquela área aberta do tatame vai ser onde Justin brilha no wrestling. Se Khabib conseguir colocá-lo contra a grade, eu acredito que Justin estará com problemas, mas vamos ver se ele consegue manter o plano de jogo. Eu acredito que essa vai ser a sua estratégia – se manter no meio, fazer Khabib lutar wrestling no espaço aberto e soltar golpes potentes”, concluiu Poirier.
Após derrotar Dan Hooker por decisão unânime dos juízes no UFC Las Vegas, realizado no último sábado (27), Dustin Poirier agora ocupa a segunda posição no ranking peso-leve, atrás somente de Justin Gaethje e do campeão Khabib Nurmagomedov, que devem duelar pelo título da categoria no próximo mês de outubro.