Após sofrer com a falta de adversários no fim de 2021, parece que Gilbert ‘Durinho’ encontrou um oponente para começar 2022 em grande estilo. O brasileiro acertou enfrentar Khamzat Chimaev, considerado uma das grandes promessas do Ultimate para eles medirem forças no dia 9 de abril, no UFC 273, que está marcado para acontecer em Nova York (EUA). O acordo entre os dois foi divulgado nas redes sociais do sueco (clique aqui ou veja abaixo). A companhia ainda não se manifestou sobre o combate.
No UFC desde 2014, Gilbert ‘Durinho’, de 35 anos, atravessou seu melhor momento na organização entre 2018 e 2020, quando emplacou uma sequência de seis vitórias e, na sequência, disputou o título dos meio-médios. Atualmente, o brasileiro se encontra na segunda posição no ranking da categoria e, na sua última apresentação, em julho de 2021, superou Stephen Thompson por decisão unânime dos jurados. No MMA profissional desde 2012, o atleta levou a melhor em 20 lutas e perdeu quatro vezes.
Invicto no MMA, Khamzat Chimaev, de 27 anos, possui quatro lutas no UFC e se encontra em 11º lugar no ranking dos meio-médios. O sueco estreou pela organização em 2020 e, até o momento, suas vítimas nela foram sobre John Phillips, Rhys McKee, Gerald Meerschaert e Li Jingliang em sequência. A curiosidade é que o competidor venceu os dez combates que disputou na carreira na modalidade pela via rápida (seis por nocaute e quatro por finalização), estatística que prova sua dominância quando atua.