Siga-nos
UFC/ Divulgação

UFC

Dos Anjos busca reviver dias de glória na carreira em retorno aos pesos-leves do UFC

Aos 36 anos, o brasileiro Rafael dos Anjos mira um recomeço em sua carreira após viver uma fase ruim na categoria meio-médio (77 kg). Neste sábado (14), o carioca retorna aos pesos-leves (70 kg), sua divisão de origem, no duelo principal do UFC Las Vegas 14. Diante de Paul Felder, que aceitou o confronto com apenas cinco dias de antecedência, ‘RDA’ busca reviver os momentos de glória na categoria na qual se sagrou campeão entre 2015 e 2016.

Após mais de três anos se apresentando na categoria dos meio-médios, – na qual chegou a disputar o título interino, mas acabou superado por Colby Covington – Rafael dos Anjos retorna a sua divisão de origem para um duelo de cinco rounds, quando buscará reencontrar o caminho das vitórias. Atualmente, o atleta de 36 anos vive a pior fase de sua carreira, acumulando apenas uma vitória em suas últimas cinco apresentações dentro do octógono. Seu último resultado positivo aconteceu em maio do ano passado, quando derrotou Kevin Lee.

Originalmente, o brasileiro estava escalado para encarar Islam Makhachev em outubro, em Abu Dhabi (EAU) mas a disputa foi adiado após ‘RDA’ testar positivo para a COVID-19. O duelo foi remarcado para uma nova data, no entanto, foi a vez do parceiro de treinos de Khabib Nurmagomedov ser retirado após ser diagnosticado com uma infecção. Nomes como Michael Chandler, Santiago Ponzinibbio e Diego Ferreira foram cogitados para o confronto, mas o UFC surpreendeu a comunidade das lutas e anunciou Paul Felder como novo rival do ex-campeão.

Atual sétimo colocado no ranking da categoria, Paul Felder não se apresenta desde fevereiro deste ano, quando enfrentou Dan Hooker. Após ouvir a declaração de sua controversa derrota para o neozelandês em decisão dividida dos juízes, o americano cogitou a aposentadoria e ficou afastado dos octógonos, mas não chegou a pendurar as luvas de fato. Ao saber da vaga para o duelo contra Rafael dos Anjos, o atleta, que também é comentarista do UFC, decidiu sair de seu período sabático para encarar o brasileiro.

Em recente entrevista, Paul Felder revelou os motivos que levaram à sua decisão repentina. De acordo com o americano, a oportunidade de enfrentar um ex-campeão da categoria pode colocá-lo em um bom momento no Ultimate e aproximá-lo de uma possível disputa de cinturão caso ele consiga a vitória. No entanto, o atleta ainda não parece decidido sobre seu futuro, hora afirmando que o resultado positivo aumenta as chances de pendurar as luvas, hora afirmando que o triunfo o faria perseguir o ‘title shot’.

Outro brasileiro confirmado para o card do evento, Antonio Arroyo conseguiu uma vaga na liga através do programa ‘Contender Series’ e estreou em novembro de 2019, quando acabou superado por André ‘Sergipano’, por decisão unânime dos jurados. O peso-médio (84 kg) busca sua primeira vitória no UFC diante de Eryk Anders, que, por sua vez, também busca uma recuperação após ser derrotado por Krzysztof Jotko em seu compromisso mais recente, em maio deste ano.

Na segunda luta da noite, mais um brasileiro marca presença no octógono mais famoso do mundo. Em disputa válida pela categoria peso-galo (61 kg), Geraldo ‘Espartano’ encara Tony Gravely, em sua primeira apresentação na temporada de 2020. O mineiro estreou no UFC em fevereiro de 2019 e desde então, acumula uma vitória e uma derrota na liga. Em sua última apresentação, o atleta de 29 anos acabou superado por Chris Gutierrez, por decisão dividida dos jurados.

Confira o card completo do UFC Las Vegas 14:

Paul Felder vs Rafael dos Anjos
Abdul Razak Alhassan vs Khaos Williams
Julian Marquez vs Saparbeg Safarov
Kay Hansen vs Cory McKenna
Antônio Arroyo vs Eryk Anders
Brendan Allen vs Sean Strickland
Ashley Yoder vs Miranda Granger
Alex Morono vs Rhys McKee
Louis Smolka vs José Alberto Quiñonez
Randa Markos vs Kanako Murata
Tony Gravely vs Geraldo ‘Espartano’
Don’Tale Mayes vs Roque Martinez

Mais em UFC