Siga-nos
Scott Garfitt

Notícias

Documentário sobre origem do UFC estará disponível via streaming em outubro

Responsável pela produção da minissérie-documentário ‘The Last Dance’, que narra os bastidores da saga do Chicago Bulls no último título da NBA conquistado pela franquia e por Michael Jordan, em 1998, a ‘Mandalay Sports Media’ vai lançar em breve o ‘UFC 1: Origins’, sobre o início da principal organização de MMA do mundo. De acordo com a ‘ESPN’ americana, o filme estará disponível via streaming a partir do dia 16 de outubro.

Focado na visão da família Gracie, através de Rorion, idealizador do UFC, que buscava provar através de um torneio de peso aberto e sem regras  a superioridade do jiu-jitsu, arte marcial desenvolvida e popularizada pelo clã brasileiro, o documentário narra a realização do primeiro evento do Ultimate. O show foi promovido no dia 12 de novembro de 1993, na cidade de Denver, no Colorado (EUA).

Além disso, todas as dificuldades com a logística e com a busca por autorizações dos governantes para promover o evento são detalhadas no filme. Co-criador do UFC, Art Davie também está presente no documentário, assim como nomes conhecidos e importantes dos primórdios do Ultimate.

O UFC 1 teve como vencedor Royce Gracie, irmão de Rorion e escolhido pelo patriarca da família Hélio para representar o clã no torneio. Para chegar ao título, o lutador carioca precisou superar três adversários na mesma noite, todos por finalização: Art Jimmerson, Ken Shamrock e Gerard Gordeau, respectivamente.

A conquista do franzino Royce diante de adversários muito maiores e mais fortes foi fundamental para chamar a atenção do público americano e dar o pontapé inicial no que viria a ser a criação do MMA moderno e a construção do UFC como o principal evento do mundo.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias