Siga-nos
Herb Dean é um dos árbitros mais experientes do MMA.

Notícias

Discussão entre árbitro e comentarista será investigada pelo UFC; entenda

A atuação de Herb Dean no último show do UFC foi alvo de críticas – Leandro Bernardes

A aparente demora de Herb Dean em interromper a luta entre Francisco ‘Massaranduba’ e Jai Herbert, quando o inglês já demonstrava estar fora de combate após ser levado à lona por um potente golpe do veterano brasileiro, foi alvo de críticas, algumas delas em tempo real. Presente na arena montada na ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi (EAU), para comentar o evento do último sábado (25), o ex-lutador Dan Hardy teve sua voz ouvida na transmissão oficial, aos gritos, pedindo para que o experiente árbitro decretasse o final do duelo antes que o atleta caído sofresse mais danos desnecessariamente.

Irritado com a indefinição de Herb Dean, que ainda hesitou antes de finalmente interromper o combate, Hardy foi cobrar pessoalmente o árbitro na saída do octógono, o que provocou uma calorosa discussão que foi flagrada por algumas pessoas presentes no local. Vice presidente senior do UFC, David Shaw abordou o assunto na coletiva de imprensa após o show e revelou que a organização pretende sentar com as duas partes para entender o ocorrido e colocar um ponto final no imbróglio.

Apesar disso, o dirigente insinuou que o ex-lutador e atual comentarista do Ultimate ultrapassou os limites ao confrontar diretamente o responsável pela mediação da luta, já que apenas um seleto grupo de pessoas ligadas à equipe de regulamentação do evento devem abordar e interagir com os árbitros.

“Eu não estava lá quando isso aconteceu. Eu ouvi alguns dos comentários na transmissão. O negócio é o seguinte: ser um árbitro de MMA é um dos papéis mais difíceis que você pode ter, e Herb Dean é um dos melhores, categoricamente. A questão é, saúde e segurança dos atletas é de fundamental importância. Por outro lado, você tem um cara como Hardy que teve uma carreira no MMA muito bem sucedida, é um excelente analista agora, mas ele é passional, e ele é impetuoso. O importante para nós é tentar controlar isso e tentar entender o que realmente aconteceu”, comentou David Shaw, antes de continuar.

“Obviamente, isso não é algo que você quer abordar com cada uma das partes durante o show. Esses caras têm um trabalho a fazer, então nós certamente não queremos prejudicar seus esforços para fazer um trabalho excelente, como nós esperamos que eles sempre façam. Então, nós vamos voltar, vamos investigar, tentar ter uma melhor compreensão do que aconteceu e realmente começar por aí. Eu acho que o ponto principal é que existe um grupo de pessoas que são habilitadas a falar com os árbitros durante a noite de luta, e esse é o grupo regulatório de (Marc) Ratner, e ninguém mais. Então, nós vamos ver o que acontece na semana que vem quando nós voltarmos para o escritório”, concluiu o dirigente.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias