Siga-nos
Árbitro causa revolta no MMA ao não interromper luta com atleta inconsciente
Árbitro não interrompe luta com atleta inconsciente - Reprodução/Twitter

Notícias

Dirigente cobra punição para árbitro que ‘colocou vida de lutador em risco’

Na última sexta-feira (24), um episódio ocorrido no ‘Fury FC 76’ causou revolta e preocupação na comunidade do MMA. Na luta principal do evento, o árbitro Frank Collazo cometeu um grave erro ao não perceber que o lutador Gianni Vasquez havia ‘apagado’ ao tentar escapar de um triângulo aplicado pelo adversário, Edgar Chairez, e deixou o combate prosseguir mesmo com o atleta inconsciente, colocando em risco sua saúde. O ocorrido também irritou Eric Garcia, presidente da liga.

Em entrevista ao site ‘MMA Junkie’, Eric Garcia se mostrou inconformado com o fato ocorrido no seu evento e revelou que, aos berros ao lado do cage, tentou diversas vezes alertar o mediador da situação, sem sucesso. Ainda de acordo com o presidente do Fury FC, após o desfecho do combate, ele teria questionado o árbitro sobre a sua falta de ação, e o profissional teria negado ter visto o atleta ‘apagar’ durante o golpe.

Apesar de reconhecer que tinha uma relação cordial com Frank Collazo antes deste episódio, o dirigente cobrou explicações e ações por parte da Comissão Atlética do Estado do Texas (Texas Department of Licensing and Regulation), responsável pela regulação do evento da última sexta-feira, que foi realizado na cidade de San Antonio. Eric Garcia ainda deixou claro que espera que o árbitro receba algum tipo de punição ou suspensão por conta do ocorrido.

Eu só espero que exista algum tipo de consequência que o estado possa colocar em prática que diga: ‘Hey, se você é o árbitro envolvido, vai haver alguma consequência por isso. Você vai ter que se afastar por um certo tempo. Você vai ter que passar por esses cursos de treinamento novamente. Você vai ter que fazer alguma coisa que mostre que você é capaz de não deixar aquilo acontecer novamente’. Ele (Gianni Vasquez) poderia ter perdido a vida, e o que teria acontecido depois?”, disparou o mandatário do Fury FC.

Relembre detalhes da polêmica

No quarto round da luta principal do Fury FC 76, Gianni Vazquez entrou na guarda de Edgar Chairez e tentou sair de um triângulo. Depois de muito resistir, o atleta não conseguiu se livrar da posição e, visivelmente, ficou desacordado no cage. Em cima do lance, o árbitro ignorou tal fato, para desespero da equipe de transmissão do evento, que pedia para Frank Collazo encerrar o duelo e perguntava o que ele estava fazendo.

Sem a interferência do profissional, Edgar não largou Gianni e, para vencer a luta, aplicou uma chave-de-braço. Ao recobrar momentaneamente a consciência, mas ainda claramente debilitado, Vazquez novamente tentou se defender como pôde, mas acabou dando os três tapinhas de desistência.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias