Após mais de uma década de serviços prestados, Derek Brunson encerrou sua trajetória dentro do UFC. A notícia sobre o desligamento do veterano de 39 anos foi confirmada pelo site ‘MMA Fighting’ após uma publicação do perfil ‘UFC Roster Watch’, do ‘X’ (antigo Twitter), que baseia suas informações em um algoritmo específico para acompanhar as movimentações do plantel do Ultimate.
O americano, que até então ocupava a 8ª posição no ranking peso-médio do UFC, estava escalado para encarar Roman Dolidze na edição de número 295, programada para o dia 11 de novembro, em Nova York (EUA). Na quarta-feira (13), o georgiano utilizou suas redes sociais para anunciar que Brunson havia se retirado do confronto.
Trajetória de Brunson no UFC
Ao longo de quase 11 anos de jornada no UFC, Derek Brunson disputou 21 lutas no octógono mais famoso do mundo, colecionando 14 vitórias e sete derrotas desde sua estreia na organização, em dezembro de 2012. Durante este período, o americano – especialista no wrestling – enfrentou grandes nomes da divisão dos médios (84 kg), como: Anderson Silva, Israel Adesanya, Robert Whittaker, Lyoto Machida, Ronaldo Jacaré, Yoel Romero, entre outros.
Apesar do alto nível de competição e de ter feito parte da elite dos pesos-médios durante os últimos anos, impulsionado por duas sequências de cinco vitórias distintas, Brunson nunca teve a oportunidade de lutar pelo cinturão da categoria. Nos seus dois mais recentes combates pela liga, o veterano foi superado por Jared Cannonier e Dricus du Plessis, ambos por nocaute.