Siga-nos

Notícias

Deiveson falha na pesagem e luta contra Benavidez deixa de valer cinturão para o brasileiro

Benavidez será o único capaz de conquistar o cinturão peso-mosca no UFC Norfolk – Diego Ribas

A pesagem oficial do UFC Norfolk, realizada nesta sexta-feira (28), que parecia transcorrer de forma relativamente tranquila, teve um grande problema em seu final. Um dos protagonistas da luta principal do evento, que será realizado neste sábado, Deiveson Figueiredo – último atleta a se apresentar – subiu na balança 1,1 kg acima do limite exigido por uma disputa de cinturão do peso-mosca (57 kg) e colocou em cheque o duelo contra Joseph Benavidez, que cumpriu com sua obrigação ao cravar 56,4 kg.

Com uma hora extra para conseguir cortar o excesso de peso, o brasileiro – já bem debilitado fisicamente – chegou a um acordo para a realização do combate contra o americano. No entanto, além de uma multa de 30% em sua bolsa, Deiveson não poderá ser coroado como novo campeão da categoria em caso de vitória, em razão de sua falha na balança. Com isso, apenas um triunfo de Benavidez garante ao UFC um detentor do cinturão peso-mosca, vago desde que Henry Cejudo abdicou do mesmo para focar no título no peso-galo (61 kg).

Primeiro a se apresentar no palco da pesagem oficial, Benavidez demonstrou serenidade ao subir na balança e marcar 56,4 kg. Com um leve sorriso, o americano posou para as fotos timidamente. Já Deiveson Figueiredo foi o último a se pesar, deixando o clima de incerteza sobre a luta principal do UFC Norfolk até os minutos derradeiros do evento. O brasileiro cravou 57,8 kg, ficando acima do limite estabelecido.

Responsáveis pelo co-main event, Felicia Spencer e Zarah Fairn dos Santos cumpriram com suas obrigações e ficaram dentro do limite exigido pela categoria peso-pena (66 kg) feminino. A canadense – que vem de derrota para Cris ‘Cyborg’, sua primeira na carreira – marcou 65,7 kg, enquanto a lutadora francesa, que precisou retirar toda a roupa, subiu à balança com 66,2 kg.

Outros brasileiros presentes no card do UFC Norfolk, Gabriel Silva e Norma Dumont Viana confirmaram sem problemas sua participação no evento. O peso-galo (61 kg) cravou 61,4 kg na balança e, com isso, se colocou apto a enfrentar Kyler Phillips no evento deste sábado (29). Por sua vez, a peso-pena mineira, que faz sua estreia na liga diante da australiana Megan Anderson, cravou 66,2 kg.

Além de Deiveson Figueiredo, outro atleta a falhar em sua tentativa na pesagem oficial foi Grant Dawson. O peso-pena ficou 1,5 kg acima do limite da divisão. O Ultimate ainda não se posicionou oficialmente sobre a realização do combate entre ele e Darrick Minner.

Confira os resultados da pesagem do UFC Norfolk:

Peso-mosca (57 kg): Joseph Benavidez (56,4 kg) vs Deiveson Figueiredo (57,8 kg)**;
Peso-pena feminino (66 kg): Felicia Spencer (65,7 kg) vs Zarah Fairn dos Santos (66,2 kg);
Peso-meio-pesado (93 kg): Ion Cutelaba (92,7 kg) vs Magomed Ankalaev (92,7 kg);
Peso-pena feminino (66 kg): Megan Anderson (65,7 kg) vs Norma Dumont Viana (66,2 kg);
Peso-pena (66 kg): Grant Dawson (67,8)* vs Darrick Minner (65,9 kg);
Peso-galo (61 kg): Gabriel Silva (61,4 kg) vs Kyler Phillips (61,4 kg);
Peso-médio (84 kg): Brendan Allen (84,1 kg) vs Tom Breese (83,9 kg);
Peso-pesado: Marcin Tybura (111,5 kg) vs Sergey Spivak (106,1 kg);
Peso-leve (70 kg): Luis Peña (70 kg) vs Steve Garcia (70,5 kg);
Peso-pena (66 kg): Jordan Griffin (65,7 kg) vs TJ Brown (65,9 kg);
Peso-pena (66 kg): Aalon Cruz (65,9 kg) vs Spike Carlyle (65,9 kg);
Peso-meio-médio (77 kg): Ismail Naurdiev (77,1 kg) vs Sean Brady (77,1 kg).

*Grant Dawson ficou 1,5 kg acima do limite da categoria e também perderá 30% de sua bolsa.
** Deiveson Figueiredo ficou 1,1 kg acima do limite da categoria.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias