Mudança de última hora no evento de abertura da temporada do PFL, que será realizado nesta quinta-feira (9): a russa Svetlana Khautova, que enfrentaria Kayla Harrison, não vai mais poder lutar. Com isso, Larissa Pacheco será a oponente da medalhista olímpica na primeira rodada do GP feminino dos leves (70 kg).
A brasileira estava escalada para o combate de abertura do evento, contra a compatriota Roberta Samad, que agora vai encarar Moriel Charneski — justamente a mais recente adversária de Kayla. Pacheco vai fazer a primeira luta oficial em uma grande organização desde 2015, quando sofreu a segunda derrota em dois combates no UFC. Depois, ela chegou a vencer uma luta fora da liga e participou do TUF 28, que revelou nomes para a categoria dos penas (66 kg). No entanto, Larissa perdeu na primeira rodada para Macy Chiasson.
Bicampeã olímpica no judô (nos Jogos de Londres-2012 e Rio de Janeiro-2016), Harrison é considerada uma das grandes revelações do MMA atual, embora lute na pouco concorrida categoria dos leves. Ela estreou nas artes marciais mistas no próprio PFL, em junho de 2018, e emendou três vitórias pela organização.
O rápido sucesso da lutadora de 28 anos ensejou a criação do GP dos leves. Além de Kayla e das outras lutadoras citadas, foram escaladas para o torneio a americana Morgan Frier, a ex-campeã do Invicta Sarah Kaufman e as especialistas em kickboxing Genah Fabian e Bobbi-Jo Dalziel.
O evento desta quinta-feira conta com mais dois brasileiros: Handesson ‘Boy Doido’ vai medir forças contra o ex-UFC Bojan Velickovic, e Glaico ‘Nego’ França pega Gamzat Khiramagomedov. Ambos os duelos valem pela primeira fase do torneio dos meio-médios (77 kg).