No último sábado (22), Charles ‘Do Bronx’ foi superado por Islam Makhachev e perdeu a oportunidade de reconquistar o cinturão dos pesos-leves (70 kg). Após o revés, que não acontecia desde 2017, o brasileiro teve sua estratégia questionada por Beneil Dariush. Número seis do ranking na categoria, o atleta americano avaliou o plano de jogo do ex-campeão diante do wrestler russo.
Em entrevista ao canal ‘Submission Radio’, o lutador da ‘Kings MMA’ argumentou que a postura adotada por Charles em Abu Dhabi (EAU) talvez não tenha sido a mais efetiva por conta das credenciais de Makhachev. Na visão de Dariush, o brasileiro deveria ter controlado a distância em pé, ao invés de encurtar e buscar trocar forças no clinch, na tentativa de colocar o russo para baixo.
“Ele (Charles) fica muito confortável na trocando, porque quando ele é atingido, ele cai de costas. Aí, na guarda, ele fica confortável contra caras que não conseguem colocar pressão nele. Um cara como (o Islam), que tem uma trocação eficiente e é muito dominante por cima é um pesadelo para ele, e vimos isso nessa luta, sabe? Charles não tinha uma resposta para o que o Islam estava apresentando”, avaliou, antes de questionar o plano de jogo adotado pelo brasileiro.
“E parecia que Charles estava tentando derrubá-lo ou puxar para a guarda. O que quer que ele estivesse tentando fazer, parecia meio estranho. Amaria saber o que ele estava pensando, qual era a estratégia dele, qual era o foco. Mas a luta toda – enquanto o Charles durou – ele continuou apressando, encurtando a distância, ao invés de usar joelhadas e chutes que afastassem… Me surpreendeu”, completou Dariush.
Com oito vitórias consecutivas no Ultimate – a última delas sobre Mateusz Gamrot, no UFC 280, no último sábado (22) -, Beneil Dariush se consolidou de vez no pelotão de elite dos pesos-leves. No entanto, é provável que o americano tenha que realizar ao menos mais uma luta antes de garantir o almejado ‘title shot’, uma vez que Islam Makhachev deve defender seu cinturão contra o campeão peso-pena (66 kg), Alexander Volkanovski, em seguida.