A pandemia de COVID-19 bem que tentou estragar os planos do UFC e conseguiu vencer a luta, mas não a guerra contra a organização. Se o aguardado ‘main event’ do UFC Vegas 17, entre Leon Edwards e Khamzat Chimaev, caiu, porque o primeiro testou positivo para o vírus, o importante combate válido pelo peso-meio-médio (77 kg) não foi esquecido pela companhia. Em entrevista ao canal ‘TSN’, o próprio Dana White anunciou que a dupla deve protagonizar a luta principal de um evento a ser realizado no dia 20 de janeiro, que provavelmente será sediado na ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi.
A atual temporada não foi boa para Edwards. Além de testar positivo para COVID-19, o inglês não atuou e se viu preso em seu país, em razão das restrições impostas para o controle da pandemia. Por conta disso, sua luta contra Tyron Woodley foi cancelada. O atleta até tentou desafiar os tops do meio-médio, como Gilbert ‘Durinho’, Colby Covington e Jorge Masvidal, mas não teve sucesso. Atualmente, ‘Rocky’, de 29 anos, se encontra na terceira posição no ranking da categoria e possui oito vitórias seguidas.
Invicto no esporte e com três vitórias em 2020 na maior organização de lutas do mundo, Chimaev volta a ter a chance de se consagrar. O encontro é apontado como um divisor de águas na carreira do jovem de 26 anos, que ocupa a 15ª posição no ranking e pela primeira vez vai medir forças com um atleta ranqueado.