Dana White admitiu recentemente que talvez tenha promovido Darren Till mais rápido do que deveria. Invicto até meados de 2018, a sensação inglesa ganhou notoriedade após vencer Donald Cerrone e Stephen Thompson em sequência – o que o credenciou para uma disputa de cinturão dos meio-médios (77 kg) em seguida. Mas, desde então, dois reveses frearam o ímpeto do jovem atleta. Após os resultados negativos, ‘The Gorilla’, como é conhecido, resolveu subir de categoria e se aventurar nos pesos-médios (84 kg).
E logo em seu debute na nova divisão de peso, Till já enfrentará um dos atletas mais duros da categoria, Kelvin Gastelum – que inclusive lutou pelo cinturão interino dos médios em seu último compromisso no Ultimate. O casamento desafiador para o jovem inglês gerou dúvidas em parte da imprensa, já que o próprio presidente da liga havia dito que trabalharia o potencial de Darren com mais cautela. No entanto, Dana White garantiu que o desejo pela luta partiu do próprio ‘Gorilla’.
“É a luta que ele quer. Nós tentamos (falar para ele desacelerar um pouco), realmente tentamos. Fomos até ele e dissemos: ‘Tem certeza que quer essa luta, certeza que quer enfrentar o Gastelum?’ Mas ele disse: ‘É a luta que eu quero’. Ele está subindo de peso, então amei isso”, revelou, em entrevista ao site ‘MMA Junkie’.
A estratégia de Till pode render bons frutos, já que, em caso de vitória, o inglês já figuraria entre os melhores pesos-médios do Ultimate com apenas uma luta realizada. Em contrapartida, outro revés – seria o terceiro seguido – pode afastar de vez o rótulo de promessa no esporte. O duelo entre Gastelum e Darren está agendado para o dia 2 de novembro, em Nova York (EUA), no UFC 244.