Depois de Justin Gaethje conquistar o cinturão interino peso-leve (70 kg), ao superar Tony Ferguson no UFC 249, e, consequentemente, se posicionar como o próximo desafiante ao título linear, os fãs do esporte aguardam a definição da data e do local onde a disputa contra Khabib Nurmagomedov acontecerá. Com a pandemia do novo coronavírus ainda distante de ser controlada e, portanto, com inúmeros obstáculos ainda presentes para a realização dos combates, Dana White – presidente do Ultimate – prevê que o duelo aconteça na ‘Ilha da Luta’.
A ilha particular, que vem sendo preparada pelo UFC para receber, especialmente, lutas com a presença de atletas estrangeiros que estejam impossibilitados de entrar nos Estados Unidos durante a pandemia, devido ao fechamento de serviços de embaixadas, seria a solução encontrada para a realização da disputa, já que Khabib se encontra atualmente na Rússia. À ‘ESPN’, Dana ainda projetou que o duelo deve acontecer no verão do hemisfério norte, que neste ano se estende de 20 de junho ao dia 22 de setembro.
“Eu espero que (Nurmagomedov vs Gaethje) aconteça nesse verão (no hemisfério norte). Não sei se vai ser o primeiro (evento na Ilha da Luta), mas vai ser na ‘Ilha da Luta’, a não ser que milagrosamente o mundo se recomponha mais rápido do que eu acredito que vai”, projetou Dana White.
Impossibilitado de viajar para os Estados Unidos por causa da pandemia, Khabib Nurmagomedov foi obrigado a abandonar o card do UFC 249, sendo substituído por Justin Gaethje na luta principal do evento diante de Tony Ferguson. O americano aproveitou a oportunidade e, com o triunfo contra o compatriota, se posicionou como próximo desafiante ao título dos leves, atualmente pertencente ao russo.
Atualmente, Khabib cumpre sua responsabilidade religiosa durante o Ramadã, período de um mês no qual grande parte dos muçulmanos pratica o jejum do amanhecer ao pôr do sol, o que pode fazer com que o confronto contra Gaethje demore ainda alguns meses para acontecer.
Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.