Dana White é um dos principais responsáveis pelo crescimento do UFC – Diego Ribas
Pela primeira vez desde 2014, o UFC retorna a Abu Dhabi (EAU) no próximo sábado (7) para iniciar um contrato de cinco anos firmado com o Departamento de Cultura e Turismo da região. Pelo acordo, a organização levará à capital dos Emirados Árabes Unidos um evento por ano, com pelo menos uma disputa de cinturão garantida no card. A intenção é difundir e consolidar globalmente a marca da entidade. Pensando nisso, Dana White – presidente do Ultimate – fez uma aposta arriscada e cravou que o Oriente Médio terá um campeão nos próximos anos.
A organização já realizou dois eventos em Abu Dhabi, em 2010 e em 2014. Porém, o UFC 242, que acontece neste sábado, promete superá-los e alavancar o projeto da entidade para o Oriente Médio. Para isso, Dana White agendou a disputa do cinturão peso-leve (70 kg) entre Khabib Nurmagomedov e Dustin Poirier para o show. O cartola relembrou que fez a mesma previsão em outros países, para os quais o Ultimate também iniciava a expansão de sua marca.
“Eu não ficarei surpreso – eu disse isso sobre a Inglaterra, sobre a Austrália, o Canadá e todos os países para os quais fomos – vai existir um campeão do Oriente Médio provavelmente nos próximos seis ou sete anos”, apostou Dana White, de acordo com o site ‘MMA Junkie’.
De fato, em todos os mercados citados pelo dirigente, o UFC conseguiu expandir o esporte de tal forma que campeões foram produzidos em seus territórios. O mais recente exemplo de sucesso ocorreu no dia 31 de agosto, quando Zhang Weili conquistou o título do peso-palha (52 kg) feminino, na luta principal do UFC China. A atleta se tornou a primeira campeã da entidade nascida no país asiático. E, é baseado nesse pensamento que o cartola prevê o crescimento da modalidade no Oriente Médio.
“Acontece em todos os lugares que nós vamos. O mercado recebe um pontapé inicial. Academias aparecem e as pessoas começam a treinar. Talento aparece na região”, finalizou Dana White.
No momento, o Oriente Médio ainda possui poucos representantes no plantel do Ultimate. Porém, caso o mandachuva da organização esteja certo em sua previsão, este cenário irá ser modificado em breve.