Siga-nos

Notícias

Dana White indica que primeira defesa de cinturão da campeã chinesa será nos EUA

Após chocar o mundo ao derrotar Jéssica ‘Bate-Estaca’ e conquistar o cinturão do peso-palha (52 kg) feminino neste sábado (31), Zhang Weili deve retornar ao octógono para defender seu título na luta principal ou, no mínimo, pelo co-main event de algum evento numerado. É o que garantiu Dana White – presidente do Ultimate –, na entrevista coletiva após o UFC China. O cartola ainda confirmou que a chinesa pretende continuar ativa e indicou que sua próxima luta provavelmente acontecerá em território norte-americano.

Sexta colocada no ranking da categoria, Zhang precisou de apenas 42 segundos para vencer a favorita ‘Bate-Estaca’ e se tornar a primeira campeã do UFC nascida no país asiático. De acordo com Dana White, a apresentação da chinesa repercutiu em todo o mundo e a transformou em uma estrela global. Visando consolidar o esporte no mercado chinês e aproveitar o sucesso da lutadora agora também fora de seu país, o dirigente pretende agendar sua primeira defesa de cinturão para os Estados Unidos.

“Existiam muitas dúvidas sobre a Zhang ao entrar nessa luta, especialmente contra uma lutadora poderosa como a (Jéssica) Andrade, mas ela passou no teste. Obviamente qualquer mercado que a gente entre explode quando eles têm alguém que se torna campeão. Então, hoje foi uma grande noite para o MMA chinês. O desempenho dela foi tão bom e importante, que está repercutindo no mundo todo. Ela se tornou uma grande estrela global hoje. Sua próxima luta vai ser nos Estados Unidos. Não sei se vai ser no main event ou no co-main event, mas ela será uma das atrações principais de um evento nos Estados Unidos”, declarou o mandachuva do UFC.

Dana aproveitou para mandar uma mensagem para as lutadoras da categoria. De acordo com o cartola, antes da luta pelo cinturão, muitas atletas evitaram enfrentar a chinesa. Entretanto, o dirigente afirmou que este não será mais o caso, já que qualquer competidora da categoria que sonhe com uma disputa pelo cinturão dos palhas precisará lutar contra Zhang.

“ Weili me contou que quer lutar o máximo possível. Ninguém queria enfrentá-la, mas agora, que ela é a campeã, se você quiser uma chance pelo cinturão você terá que lutar com ela”, finalizou o presidente do UFC.

Zhang Weili já se apresentou no octógono do Ultimate por duas vezes em território americano. Ao ser questionada, na coletiva de imprensa, sobre sua primeira defesa de cinturão ser marcada para acontecer nos Estados Unidos, a lutadora concordou com a possibilidade, mas fez um pedido à organização.

“Se o Dana quiser que eu lute nos Estados Unidos está tudo bem, mas, por favor, consigam que todos os meus córners viajem para lá. Da ultima vez nem todos puderam comparecer por problemas com o visto”, solicitou Zhang.

Com a vitória deste sábado, a lutadora asiática ampliou sua sequência invicta na carreira. A atleta não perde um combate desde novembro de 2013, quando foi derrotada por Meng Bo, em sua estreia no MMA profissional.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias