Na última sexta-feira (16), Dana White chocou a comunidade do MMA ao anunciar o ‘main event’ do UFC 307. Através das suas redes sociais, o presidente da companhia comunicou que Alex Pereira colocará o cinturão dos meio-pesados (93 kg) em jogo contra Khalil Rountree no dia 5 de outubro, em Utah (EUA). Imediatamente, parte dos fãs, lutadores e da imprensa especializada estranhou a realização do duelo. Ciente da repercussão negativa em torno do combate, o cartola, enfim, quebrou o silêncio.
A polêmica sobre a luta se dá porque parte da comunidade do MMA aponta Magomed Ankalaev, número dois no ranking dos meio-pesados, como o atleta em melhor posição para desafiar o campeão. Mas, como o UFC escalou o russo para encarar Aleksandar Rakic, também em outubro, em Abu Dhabi (EAU), e os demais integrantes do top-5 do peso perderam seus últimos confrontos, Rountree foi premiado.
Vale pontuar que o americano é o número oito da categoria e, assim como ‘Poatan’, é especialista em trocação. Portanto, parte da comunidade do MMA sinaliza que o brasileiro, que tem status de estrela, vem sendo ‘protegido’ pelo UFC, recebendo lutas acessíveis. De todo modo, Dana ignora as críticas, defende que o combate entre os strikers faz sentido e frisa que não houve injustiça com Ankalaev.
“Ele não foi ignorado. Ele tem uma luta chegando. Estamos planejando as lutas agora e Ankalaev tem uma marcada. Vá lá, faça o que tem que fazer, pareça ótimo, que obviamente você será o próximo. Tínhamos que fazer esse card e, conforme você desce no ranking, começa a olhar para Rountree e faz muito sentido. De jeito nenhum que isso não será divertido. O timing é tudo, 100%”, declarou o cartola na coletiva de imprensa pós-‘Contender Series’, realizada na última terça-feira (20).
Registros de ‘Poatan’ e Rountree no MMA
Alex Pereira, de 37 anos, se tornou campeão do peso-médio do UFC, em 2022, e, um ano depois, conquistou o cinturão dos meio-pesados. O brasileiro iniciou sua trajetória no MMA em 2015 e construiu um cartel composto por 11 vitórias, sendo nove por nocaute, e duas derrotas. Seus principais triunfos foram sobre Israel Adesanya, Jamahal Hill, Jan Blachowicz, Jiri Prochazka (duas vezes) e Sean Strickland.
Khalil Rountree, de 34 anos, é um dos lutadores mais violentos do UFC. O americano iniciou sua trajetória no MMA em 2014 e estreou na companhia em 2016. Atualmente, o striker é o oitavo colocado no ranking dos meio-pesados da empresa. No esporte, o atleta construiu um cartel composto por 14 vitórias, sendo dez por nocaute, e cinco derrotas. Seus principais triunfos foram sobre Anthony Smith e Paul Craig.