Siga-nos
Louis Grasse/PXImages

UFC

Cub Swanson revela inspiração em José Aldo para estrear nos pesos-galos

Mesmo recém-aposentado das artes marciais mistas, José Aldo segue influenciando lutadores – até mesmo os mais experientes. Veterano, Cub Swanson entra em ação neste sábado (15), pelo UFC Vegas 62. Após uma carreira consolidada entre os pesos-penas (66 kg), o atleta norte-americano, inspirado no ‘Campeão do Povo’, irá descer de categoria para realizar sua estreia entre os pesos-galos (61 kg) do Ultimate.

Em entrevista ao ‘SuperBook Sports’, ‘Killer’, como é conhecido, admitiu que se inspirou em Aldo para decidir se aventurar nos pesos-galos. Contemporâneo e ex-rival do brasileiro, Swanson busca repetir o mesmo sucesso do ex-campeão peso-pena da companhia na divisão até 61 kg.

Nesta sexta-feira, Cub cumpriu o primeiro passo e venceu o compromisso com a balança ao cravar 61, 2 kg – 200 gramas mais leve, inclusive, do que seu rival no UFC Vegas 62, Jonathan Martinez. Em busca de novos desafios, o lutador americano se mostra ansioso para sua performance dentro do octógono na nova categoria.

“Sinceramente, fui inspirado pelo Aldo – ele parecia tão bem quando fez isso (desceu de categoria). Sinto que eu e ele temos tipos similares de corpo quando lutamos há um bom tempo. Você tem que se perguntar: subir ou descer (de divisão)? Como seu corpo vai reagir? Senti que eu me tornando mais ágil parecia uma boa ideia, já que velocidade é algo que sempre tive, mas sempre me senti um pouco menos musculoso entre os pesos-penas”, admitiu, antes de falar sobre sua motivação para mudar de peso.

“Nunca me senti fisicamente mais forte que ninguém que lutei. Os caras parecem crescer cada vez mais, e sinto que fiquei um pouco menor porque já cuidei melhor do que como no geral. Sendo um lutador mais velho, tentei não cortar (peso) como um maluco. Meus cortes para 66 kg se tornaram muito fáceis, e consegui focar em ser pai e lutador, balanceando tudo. Mas pensei: ‘Se realmente quero tirar o melhor de mim, preciso de um novo desafio. Preciso sofrer um pouco’”, completou Cub.

Aos 38 anos, Swanson detém um extenso cartel como profissional de MMA. Ao todo, são 40 lutas realizadas, com 28 vitórias e 12 derrotas. Curiosamente, um de seus principais revezes foi exatamente diante de José Aldo, na época do WEC, em 2009. Na ocasião, o brasileiro nocauteou Cub em apenas oito segundos, com uma joelhada voadora seguida de inúmeros socos que liquidaram a fatura.

Editor da Ag Fight e colunista do UOL, Diego Ribas cobre MMA desde 2010 e atualmente mora em Las Vegas

Mais em UFC