A polêmica derrota de Petr Yan para Sean O’Malley no UFC 280, por decisão dividida dos juízes, não só afastou o ex-campeão peso-galo (61 kg) de uma nova oportunidade de lutar pelo cinturão da categoria, como também pode ter influenciado o russo a contemplar um futuro longe do principal evento de MMA do mundo. Pelo menos é o que especula Daniel Cormier, ex-detentor dos cinturões meio-pesado (93 kg) e peso-pesado e atual comentarista da organização.
De acordo com Cormier, em declaração feita no programa ‘DC & RC’, da ‘ESPN’ americana, Petr Yan tem considerado a possibilidade de deixar o Ultimate, baseado principalmente na noção de que foi prejudicado em alguns de seus mais recentes compromissos, sem que a entidade defendesse seus interesses de alguma forma. Vale lembrar que, além da controversa derrota para O’Malley no último sábado (22), o russo já vinha de um revés polêmico, também na decisão dividida dos juízes, para o atual campeão dos galos Aljamain Sterling, em abril deste ano.
“Petr Yan está tão decepcionado com essa decisão (dos juízes contra Sean O’Malley), Petr Yan está tão decepcionado com a decisão contra Aljo (Sterling), que eu estou ouvindo que esse cara talvez queira olhar para algo diferente no futuro em relação à sua carreira, porque ele não sente que a organização (UFC) o apoia”, declarou Daniel Cormier.
Depois de iniciar sua trajetória no UFC de forma impecável, enfileirando sete vitórias consecutivas, que culminaram na conquista do cinturão peso-galo da organização, em disputa contra o brasileiro José Aldo, em julho de 2020, Petr Yan viu sua sorte mudar na liga. Além de perder o título da categoria para Aljamain Sterling, em função de um golpe ilegal aplicado que resultou na sua desclassificação, o russo também perdeu a revanche para o americano de ascendência jamaicana e agora sofre novo revés, para Sean O’Malley, ambas derrotas na decisão dividida dos juízes.