Vanessa ‘Miss Simpatia’ não ultrapassou limite da divisão em pesagem – Neri Fung
Nesta sexta-feira (15), na pesagem oficial do UFC São Paulo, Vanessa ‘Miss Simpatia’ e Tracy Cortez, que vão se enfrentar neste sábado no UFC São Paulo, ultrapassaram 317 gramas o limite de tolerância da categoria peso-galo (61,2 kg) e anotando 61,9 kg. Entretanto, após análise da Comissão Atlética de MMA do Brasil (CABMMA), foi constata que ocorreu um erro na balança, por isso as duas tiveram a mesma diferença de peso.
Dessa maneira, nenhuma das lutadoras será penalizada e a luta está confirmada sem maiores restrições, com ambas com 61,6 kg (já dentro do limite de tolerância). Em comunicado adquirido e divulgado primeiramente pelo site ‘MMA Junkie’, o diretor executivo da CABMMA, Cristiano Sampaio, deu detalhes do que aconteceu e esclareceu o equívoco (veja abaixo):
“A CABMMA analisou o incidente entre as atletas Vanessa Melo e Tracy Cortez. Ambas foram checadas pela comissão com 20 minutos restantes para o horário final das pesagens oficiais. A balança utilizada pela comissão estava 0,7 libra (cerca de 317 g) acima da balança oficial, o que indicava que os atletas não poderiam perder mais peso no tempo restante.
Os atletas foram então retirados do processo de corte de peso.
Os médicos da CABMMA avaliaram as atletas e consideraram que ambas estavam em boas condições, mas não receberam a hora extra, que, de acordo com as normais, é apenas para a luta principal e o título. Considerando o fato de que as lutadoras foram checados em uma balança que não foi calibrada como a oficial; a comissão foi mal orientada pelo peso errado e conduziu seu andamento com dados incorretos; e como a diferença entre as balanças foi reduzida em 0,7 libras (cerca de 317 g) e ambas as atletas fizeram o peso exato na balança oficial, a CABMMA considerará seu peso oficial como 136 libras (61,6 kg).
Nesse sentido, os atletas não sofrerão multa ou penalidade e terão seus pesos mantidos. Para o entendimento da CABMMA, as classes de peso são projetadas para segurança e justiça, não uma regra clara que impeça esses objetivos”.