Categorias: Notícias

Comissão Atlética de Kansas oferece mais transparência no sistema de avaliação dos juízes

O primeiro evento a poder contar com a novidade será realizado em março – Scott Garfitt

Após observar de longe as diversas decisões controversas dos juízes responsáveis por julgar as lutas do UFC 247 – realizado no último sábado (8), em Houston (EUA) -, a Comissão Atlética de Kansas, responsável por regular os eventos de MMA no estado americano, resolveu fazer uma mudança importante em seu sistema de avaliação. Em entrevista à emissora americana ‘ESPN’, Adam Roorbach – comissário de boxe de Kansas – anunciou que a entidade fará experimentos com a ‘pontuação em tempo real’, a partir do dia primeiro de março deste ano.

Com a nova medida implementada pela Comissão Atlética de Kansas, a pontuação marcada pelos juízes será divulgada publicamente após cada round. Com isso, lutadores, treinadores, equipe de transmissão e os fãs poderiam ser informados em ‘tempo real’ sobre o placar dos combates. No entanto, Roorbach revelou que a novidade será opcional e não precisará ser utilizada caso uma organização de MMA assim decida. Além disso, o dirigente afirmou que a Comissão será flexível e deixará nas mãos da promoção organizadora do evento a escolha de quem receberá a divulgação das avaliações dos jurados.

“Eu venho de fora do mundo dos esportes de combate, mas eu tenho sido um fã de esportes durante minha vida inteira. Sempre me deixou confuso o porquê lutadores e fãs não sabem qual é o placar até o fim (da luta). Ninguém nunca me deu uma boa explicação para isso”, declarou Adam Roorbach.

O primeiro evento que utilizará o placar em ‘tempo real’ será o ‘Invicta FC: Phoenix Series 3’, que está marcado para o dia 6 de março, no ginásio ‘Memorial Hall’, na cidade de Kansas City, no estado do Kansas (EUA). À ‘ESPN’, Shannon Knapp, presidente do Invicta FC – evento voltado para o MMA feminino -, demonstrou apoio a tentativa de melhorar o esporte implementada pela Comissão Atlética.

“Se nós pudermos ajudar de algum jeito a alavancar o esporte em uma direção positiva, é isso que nós queremos – vamos tentar”, declarou Shannon Knapp.

Alvo de críticas há muitos anos, o sistema de pontuação do MMA e, consequentemente, os juízes responsáveis por marcar as papeletas, parece chegar próximo ao seu fim como conhecemos. As inúmeras decisões controversas apontadas pelos jurados no último sábado, durante o UFC 247, em especial na luta principal do evento, entre Jon Jones e Dominick Reyes, foram questionadas por grande parte da comunidade das lutas. A medida do placar em ‘tempo real’ pode significar mais transparência e ser o primeiro passo para a completa revitalização do sistema utilizado atualmente.

Matérias Recentes

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025

Processo por agressão sexual contra Conor McGregor é arquivado na Justiça

Protagonista de inúmeros episódios polêmicos fora dos octógonos, Conor McGregor tem um motivo a menos…

05/12/2025

Joshua Van minimiza diferença de experiência para Alexandre Pantoja antes do UFC 323

O ‘co-main event’ do UFC 323 deste sábado (6) tem sido encarado por fãs e…

05/12/2025

Rixa aleatória! Alex Poatan e Vinícius Lok Dog discutem nas redes sociais; entenda

Nos últimos dias, os fãs de MMA puderam acompanhar uma das discussões virtuais mais inesperadas…

05/12/2025

Alexandre Pantoja revela foco em estabelecer novo recorde no UFC

A coletiva de imprensa do UFC 323, realizada nesta quinta-feira (4) em Las Vegas (EUA),…

04/12/2025

Mais relevante? Paulo Borrachinha compara seu valor no UFC com o de Caio Borralho

Cada vez mais, o UFC se torna uma junção de mérito esportivo e capacidade de…

04/12/2025