Categorias: Notícias

Comissão Atlética da Califórnia recomenda que ‘Borrachinha’ suba de categoria

Paulo ‘Borrachinha’ deve ser o próximo desafiante ao título do peso-médio – Diego Ribas

Paulo ‘Borrachinha’ está previamente proibido de competir como peso-médio (84 kg) na Califórnia (EUA), a não ser que receba uma liberação da Comissão Atlética do Estado americano. De acordo com informações contidas em documentos conseguidas pelo site ‘MMA Junkie’, o órgão regulador solicitou ao brasileiro e a outros cinco atletas presentes no card do UFC 241 que subam de categoria. Os outros atletas são Sabina Mazo, Brandon Davis, Kyung Ho Kang, Manny Bermudez e Sodiq Yusuff.

A decisão da Comissão Atlética do Estado da Califórnia se baseia na regra de entidade que delimita um teto de 10% do peso corporal total que um atleta pode ganhar entre a pesagem oficial e o dia da luta. A norma foi adotada em 2017 visando coibir o corte de peso excessivo por parte dos lutadores e proteger sua saúde. Todos os competidores notificados pela instituição excederam em torno de 5% o limite exigido.

Caso queira seguir competindo na sua divisão de peso original na Califórnia, ‘Borrachinha’ precisará provar à entidade que pode competir na categoria de forma saudável. Para isso, o brasileiro precisaria passar por um programa de nutrição e trabalhar com o Instituto de Performance do UFC para tratar o processo de perda e ganho de peso. Após isso, o mineiro ainda necessitará de uma aprovação final do órgão regulador de combates no Estado da Califórnia.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight no começo desta semana, ‘Borrachinha’ comentou sobre a recomendação da Comissão Atlética para subir de categoria. De acordo com o brasileiro, seu processo de perda e ganho de peso foi acompanhado por especialistas e nada do que foi feito afetou sua saúde. Apesar de negar que subirá de categoria em um futuro próximo, o lutador deixou em aberto a possibilidade de competir no meio-pesado (93 kg) após conquistar o cinturão dos médios.

“Eu até falei antes da luta que ia recuperar 13 quilos. O planejamento estava perfeito para essa recuperação de peso. Fiz tudo com muita segurança, sem nenhuma loucura. Tenho ótimos médicos me acompanhando. Não tive nenhuma conversa, nenhum pedido de mudança, o UFC não falou nada comigo nem com o Wallid Ismail (empresário do lutador). Eles fizeram só uma recomendação, mas não acredito que vou ter nenhum problema para lutar na Califórnia. Eles são bastante cuidadosos, e isso é bom porque muita gente faz coisas extremas que podem prejudicar a saúde, mas não foi o meu caso. O peso-médio é a minha categoria até eu conquistar o cinturão. Depois que eu atingir esse objetivo posso pensar em subir de divisão”, declarou o mineiro.

Paulo ‘Borrachinha’ derrotou Yoel Romero por decisão unânime dos juízes no dia 17 de agosto deste ano, pelo UFC 241. Com o triunfo, o brasileiro manteve sua invencibilidade e subiu para a segunda colocação no ranking da divisão. Agora o brasileiro, que deve ser o próximo desafiante ao cinturão da categoria, aguarda o vencedor da disputa do título entre Robert Whittaker e Israel Adesanya, marcada para o próximo dia 5 de outubro, pelo UFC Austrália.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026