Categorias: Notícias

Comissão Atlética da Califórnia recomenda que ‘Borrachinha’ suba de categoria

Paulo ‘Borrachinha’ deve ser o próximo desafiante ao título do peso-médio – Diego Ribas

Paulo ‘Borrachinha’ está previamente proibido de competir como peso-médio (84 kg) na Califórnia (EUA), a não ser que receba uma liberação da Comissão Atlética do Estado americano. De acordo com informações contidas em documentos conseguidas pelo site ‘MMA Junkie’, o órgão regulador solicitou ao brasileiro e a outros cinco atletas presentes no card do UFC 241 que subam de categoria. Os outros atletas são Sabina Mazo, Brandon Davis, Kyung Ho Kang, Manny Bermudez e Sodiq Yusuff.

A decisão da Comissão Atlética do Estado da Califórnia se baseia na regra de entidade que delimita um teto de 10% do peso corporal total que um atleta pode ganhar entre a pesagem oficial e o dia da luta. A norma foi adotada em 2017 visando coibir o corte de peso excessivo por parte dos lutadores e proteger sua saúde. Todos os competidores notificados pela instituição excederam em torno de 5% o limite exigido.

Caso queira seguir competindo na sua divisão de peso original na Califórnia, ‘Borrachinha’ precisará provar à entidade que pode competir na categoria de forma saudável. Para isso, o brasileiro precisaria passar por um programa de nutrição e trabalhar com o Instituto de Performance do UFC para tratar o processo de perda e ganho de peso. Após isso, o mineiro ainda necessitará de uma aprovação final do órgão regulador de combates no Estado da Califórnia.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight no começo desta semana, ‘Borrachinha’ comentou sobre a recomendação da Comissão Atlética para subir de categoria. De acordo com o brasileiro, seu processo de perda e ganho de peso foi acompanhado por especialistas e nada do que foi feito afetou sua saúde. Apesar de negar que subirá de categoria em um futuro próximo, o lutador deixou em aberto a possibilidade de competir no meio-pesado (93 kg) após conquistar o cinturão dos médios.

“Eu até falei antes da luta que ia recuperar 13 quilos. O planejamento estava perfeito para essa recuperação de peso. Fiz tudo com muita segurança, sem nenhuma loucura. Tenho ótimos médicos me acompanhando. Não tive nenhuma conversa, nenhum pedido de mudança, o UFC não falou nada comigo nem com o Wallid Ismail (empresário do lutador). Eles fizeram só uma recomendação, mas não acredito que vou ter nenhum problema para lutar na Califórnia. Eles são bastante cuidadosos, e isso é bom porque muita gente faz coisas extremas que podem prejudicar a saúde, mas não foi o meu caso. O peso-médio é a minha categoria até eu conquistar o cinturão. Depois que eu atingir esse objetivo posso pensar em subir de divisão”, declarou o mineiro.

Paulo ‘Borrachinha’ derrotou Yoel Romero por decisão unânime dos juízes no dia 17 de agosto deste ano, pelo UFC 241. Com o triunfo, o brasileiro manteve sua invencibilidade e subiu para a segunda colocação no ranking da divisão. Agora o brasileiro, que deve ser o próximo desafiante ao cinturão da categoria, aguarda o vencedor da disputa do título entre Robert Whittaker e Israel Adesanya, marcada para o próximo dia 5 de outubro, pelo UFC Austrália.

Compartilhar
Publicado por
Neri Fung

Matérias Recentes

Novo campeão! Petr Yan vence revanche e encerra reinado de Merab no UFC 323

Petr Yan conseguiu fazer o que parecia impossível: derrotar Merab Dvalishvili. Em uma revanche que…

07/12/2025

Acidente! Alexandre Pantoja desloca o braço em queda e perde o cinturão no UFC 323

O ‘co-main event’ do UFC 323 deste sábado (6), definitivamente, não foi da forma que…

07/12/2025

UFC 325! Maurício Ruffy enfrenta Rafael Fiziev em janeiro, na Austrália

Um dos atletas promissores da nova geração já sabe os detalhes de seu próximo desafio…

07/12/2025

Henry Cejudo batalha, mas perde duelo de gerações e anuncia aposentadoria no UFC 323

Uma das carreiras mais vitoriosas dos esportes de combate teve seu capítulo final neste sábado…

07/12/2025

Karine Killer começa bem, mas perde de virada para Maycee Barber no UFC 323

Em ação no card preliminar do UFC 323 deste sábado (6), em Las Vegas (EUA),…

06/12/2025

Guerra! Brunno Hulk batalha e vence ex-desafiante ao cinturão no UFC 323

Antes de competir no UFC 323 deste sábado (6), Brunno Ferreira tinha uma missão clara…

06/12/2025