A quarta edição do UFC na ‘Ilha da Luta’, no último sábado (25), foi marcada por uma polêmica. Os protagonistas dessa situação foram o árbitro Herb Dean e o comentarista do Ultimate, Dan Hardy. Tudo começou quando o ex-lutador da franquia pediu a paralisação do duelo entre Francisco ‘Massaranduba’ e Jai Herbert, quando o brasileiro acertou um knockdown fulminante no rival e ainda precisou dar mais alguns socos até a interrupção.
Através das redes sociais (clique aqui ou veja abaixo), Dan Hardy fez um comunicado em que defendeu sua posição que o combate deveria ter sido parado antes, pela saúde do inglês. De acordo com o ex-atleta, ele preza pelo físico dos ex-companheiros e fez uma crítica ao trabalho dos árbitros do evento. O árbitro em questão, Herb Dean, inclusive, já rebateu a declaração do britânico.
“Eu amo as artes marciais mistas. Às vezes, ela não me ama de volta, e está tudo bem. Independentemente disso, sempre farei tudo ao meu alcance para protegê-la e aqueles que se dedicam a ela”.
“Às vezes você pode discordar de mim, e tudo bem também. Eu sempre vou dizer o que penso e isso sempre será apoiado pelo que sinto em meu coração”.
“Se você entende o que é preciso para chegar lá, entende a minha paixão e raiva quando vejo um lutador sem proteção. Não é a primeira vez que isso acontece, e duas vezes por noite é uma negligência clara, na minha opinião”.
“O trabalho dos árbitros é mais importante do que qualquer outra pessoa naquela arena. Cabe a eles proteger os lutadores de se machucarem seriamente quando não conseguem se proteger”.
“Você pode ver apenas lutadores do UFC lá, mas vejo amigos, companheiros de equipe, filhos, filhas, mães e pais, competindo no esporte que eles amam”.
“Quando cometo um erro, pareço um idiota na TV ao vivo. Quando um árbitro comete um erro, as pessoas ficam vulneráveis e podem ser seriamente machucadas. Isso pode mudar a vida, e todos temos alguém para quem voltar para casa, que nos ama e nos quer de volta juntos”.
“Obrigado por todas as palavras e mensagens gentis que recebi. Estou verdadeiramente agradecido. Vejo vocês por aí…”