Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

Notícias

Com mais de 50 testes, Prochazka desponta como ‘alvo preferido’ da USADA em 2022

Em 2022, Jiri Prochazka entrou em ação apenas uma vez, quando derrotou Glover Teixeira e se tornou o campeão dos meio-pesados (93 kg) do Ultimate. No entanto, se a assiduidade do lutador dentro do octógono se mantém baixa, o mesmo não pode ser dito fora dele. ‘Denisa’, como é conhecido, desponta, com sobras, como o atleta mais testado pela USADA (agência antidoping americana) na temporada, com incríveis 51 amostras de urina e sangue cedidas no período.

A informação foi dada em primeira mão pelo site ‘TSN Sports’ e confirmada pela USADA. Para fins comparativos, Glover Teixeira, seu último e próximo rival, foi testado apenas nove vezes no ano. A discrepância nos números chama a atenção até mesmo se compararmos o histórico de Prochazka com o do segundo lutador mais testado em 2022: Kamaru Usman. O ex-campeão meio-médio (77 kg) da liga recebeu a visita da agência antidoping em 15 oportunidades – menos de um terço das vezes em que o tcheco foi submetido ao mesmo processo.

Os números de Prochazka impressionam ainda mais no último mês. No período, o atleta tcheco foi testado 24 vezes – uma média de quase uma visita da USADA por dia. O histórico assusta se colocado em escala. Tradicionalmente, o Ultimate premia os lutadores que alcançam a marca de 50 ‘testes limpos’ com uma jaqueta comemorativa. Normalmente a premiação é alcançada após anos de serviços prestados à organização. Mas Jiri está apto a receber a honraria em apenas dez meses de testagem, já que cedeu amostras 51 vezes.

A tendência é que Prochazka receba ainda mais visitas da USADA até o fim da temporada. Afinal de contas, o meio-pesado entrará em ação no UFC 282, no dia 10 de dezembro, em Las Vegas (EUA). A revanche contra o brasileiro Glover Teixeira vale o cinturão até 93 kg da liga de MMA mais famosa do mundo.

Mais em Notícias