Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

Notícias

Com mais de 50 testes, Prochazka desponta como ‘alvo preferido’ da USADA em 2022

Em 2022, Jiri Prochazka entrou em ação apenas uma vez, quando derrotou Glover Teixeira e se tornou o campeão dos meio-pesados (93 kg) do Ultimate. No entanto, se a assiduidade do lutador dentro do octógono se mantém baixa, o mesmo não pode ser dito fora dele. ‘Denisa’, como é conhecido, desponta, com sobras, como o atleta mais testado pela USADA (agência antidoping americana) na temporada, com incríveis 51 amostras de urina e sangue cedidas no período.

A informação foi dada em primeira mão pelo site ‘TSN Sports’ e confirmada pela USADA. Para fins comparativos, Glover Teixeira, seu último e próximo rival, foi testado apenas nove vezes no ano. A discrepância nos números chama a atenção até mesmo se compararmos o histórico de Prochazka com o do segundo lutador mais testado em 2022: Kamaru Usman. O ex-campeão meio-médio (77 kg) da liga recebeu a visita da agência antidoping em 15 oportunidades – menos de um terço das vezes em que o tcheco foi submetido ao mesmo processo.

Os números de Prochazka impressionam ainda mais no último mês. No período, o atleta tcheco foi testado 24 vezes – uma média de quase uma visita da USADA por dia. O histórico assusta se colocado em escala. Tradicionalmente, o Ultimate premia os lutadores que alcançam a marca de 50 ‘testes limpos’ com uma jaqueta comemorativa. Normalmente a premiação é alcançada após anos de serviços prestados à organização. Mas Jiri está apto a receber a honraria em apenas dez meses de testagem, já que cedeu amostras 51 vezes.

A tendência é que Prochazka receba ainda mais visitas da USADA até o fim da temporada. Afinal de contas, o meio-pesado entrará em ação no UFC 282, no dia 10 de dezembro, em Las Vegas (EUA). A revanche contra o brasileiro Glover Teixeira vale o cinturão até 93 kg da liga de MMA mais famosa do mundo.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Notícias