Notícias

Com homenagens a lendas, ‘Cidade das Artes Marciais’ é inaugurada no Rio de Janeiro

A ‘Cidade das Artes Marciais’, localizada ao lado da Avenida Abelardo Bueno, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ), foi inaugurada na quarta-feira (12). Com 12 praças batizadas com nomes de figuras importantes para o desenvolvimento dos esportes de combate, como o japonês Konde Coma e a família Gracie, o local conta ainda com uma calçada da fama, onde, inicialmente, 60 ícones das artes marciais tiveram seus nomes cravados em placas.

Entre os homenageados na calçada da fama estão ídolos recentes como Anderson Silva, os irmãos Nogueira, José Aldo e Wanderlei Silva, além de nomes importantes do passado, da época do Vale Tudo ainda, como Waldemar Santana, João Alberto Barreto e Eugênio Tadeu. Responsável pelo projeto, Marcelo Arar – vereador e faixa-preta de jiu-jitsu – comemorou o sucesso do evento de inauguração e ainda projetou que o local se tornará um importante ponto turístico da ‘Cidade Maravilhosa’ nos próximos anos.

“Estou muito feliz. O poder público finalmente está dando uma atenção às artes marciais. A capital mundial das artes marciais é o Rio de Janeiro, é onde a família Gracie desenvolveu o Jiu-jitsu brasileiro e exportou para o mundo todo. São praças e a calçada da fama eternizando grandes lutadores e mestres”, destacou Marcelo Arar, através de comunicado à imprensa.

Importante nome do Vale Tudo e dos primórdios do MMA, Pedro Rizzo é um dos homenageados da calçada da fama. Discípulo de Marco Ruas, ele exaltou a iniciativa, que, para ele, repara uma injustiça histórica cometida pelo Hall da Fama do UFC.

“O Rio de Janeiro é a capital das artes marciais mundiais, tudo começou aqui. As pessoas olham para os Estados Unidos, Hall da Fama… Hall da Fama está aqui. Todas as pessoas que estão nesta calçada merecem estar nesse hall, são pessoas que têm importância no mundo do MMA, pessoas que, não fossem elas, não existiria nem UFC. Sinceramente, a gente não precisa de Hall da Fama, a gente precisa disso aqui, de reconhecimento no nosso país”, celebrou o ex-lutador do UFC.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026