Siga-nos
Divulgação/Leonardo Fabri

Notícias

Com homenagens a lendas, ‘Cidade das Artes Marciais’ é inaugurada no Rio de Janeiro

A ‘Cidade das Artes Marciais’, localizada ao lado da Avenida Abelardo Bueno, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ), foi inaugurada na quarta-feira (12). Com 12 praças batizadas com nomes de figuras importantes para o desenvolvimento dos esportes de combate, como o japonês Konde Coma e a família Gracie, o local conta ainda com uma calçada da fama, onde, inicialmente, 60 ícones das artes marciais tiveram seus nomes cravados em placas.

Entre os homenageados na calçada da fama estão ídolos recentes como Anderson Silva, os irmãos Nogueira, José Aldo e Wanderlei Silva, além de nomes importantes do passado, da época do Vale Tudo ainda, como Waldemar Santana, João Alberto Barreto e Eugênio Tadeu. Responsável pelo projeto, Marcelo Arar – vereador e faixa-preta de jiu-jitsu – comemorou o sucesso do evento de inauguração e ainda projetou que o local se tornará um importante ponto turístico da ‘Cidade Maravilhosa’ nos próximos anos.

“Estou muito feliz. O poder público finalmente está dando uma atenção às artes marciais. A capital mundial das artes marciais é o Rio de Janeiro, é onde a família Gracie desenvolveu o Jiu-jitsu brasileiro e exportou para o mundo todo. São praças e a calçada da fama eternizando grandes lutadores e mestres”, destacou Marcelo Arar, através de comunicado à imprensa.

Importante nome do Vale Tudo e dos primórdios do MMA, Pedro Rizzo é um dos homenageados da calçada da fama. Discípulo de Marco Ruas, ele exaltou a iniciativa, que, para ele, repara uma injustiça histórica cometida pelo Hall da Fama do UFC.

“O Rio de Janeiro é a capital das artes marciais mundiais, tudo começou aqui. As pessoas olham para os Estados Unidos, Hall da Fama… Hall da Fama está aqui. Todas as pessoas que estão nesta calçada merecem estar nesse hall, são pessoas que têm importância no mundo do MMA, pessoas que, não fossem elas, não existiria nem UFC. Sinceramente, a gente não precisa de Hall da Fama, a gente precisa disso aqui, de reconhecimento no nosso país”, celebrou o ex-lutador do UFC.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias