Siga-nos

Notícias

Com cinturão ‘BMF’ em disputa, Nate Diaz e Jorge Masvidal duelam no UFC Nova York

Neste sábado (2), Masvidal e Diaz duelam pelo cinturão ‘BMF’ do Ultimate – Diego Ribas

Para um dos maiores palcos esportivos do mundo, um dos confrontos mais aguardados dos últimos tempos. Neste sábado (2), Nate Diaz e Jorge Masvidal se enfrentam no Madison Square Garden, na luta principal do UFC Nova York. E para o vencedor do duelo, um prêmio inédito, criado especialmente para esta ocasião: o cinturão ‘BMF’ (lutador ‘mais durão’ do mundo), que será entregue por ‘The Rock’, ator e estrela da WWE (liga de pro wrestling americana).

O título em jogo personifica a imagem que ambos lutadores representam. Sempre agressivos em seus combates e avessos à tática de ‘amarrar’ as lutas, os dois protagonizam confrontos esteticamente agradáveis ao público. A personalidade forte, que resulta em declarações e atitudes polêmicas, também é uma característica semelhante entre eles. E por fim, os meio-médios (77 kg) compartilham a famosa ‘credibilidade das ruas’, expressão utilizada para apontar os indivíduos que devem ser respeitados por sua ‘dureza’ ao encararem as experiências adversas em ambientes e situações hostis, normalmente associadas aos locais mais pobres.

Após encarar Conor McGregor por duas vezes, com uma vitória e uma derrota, Nate Diaz ficou afastado do octógono do Ultimate por quase três anos. Em agosto deste ano, o lutador retornou com triunfo sobre Anthony Pettis por decisão unânime. Escalado para encarar Masvidal após a apresentação impecável em seu último confronto, o americano ainda precisou se livrar de um resultado positivo no teste antidoping para estar apto a disputar o cinturão ‘BMF’ neste sábado.

Vindo de dois nocautes fulminantes – sendo o último deles, sobre Ben Askren, em apenas cinco segundos de luta, recorde de nocaute mais rápido na história do UFC –, Jorge Masvidal vive seu melhor momento, em termos de popularidade, em sua trajetória na organização. Atualmente em terceiro lugar no ranking da divisão, um triunfo sobre Diaz pode significar não só a conquista do cinturão ‘BMF’, como também a chance por uma disputa pelo título da divisão, atualmente em poder de Kamaru Usman.

No co-main event da noite, Kelvin Gastelum enfrenta Darren Till, que fará sua estreia nos pesos-médios (84 kg) pelo UFC. O americano – atual quarto colocado do ranking até 84 kg – vem de derrota para Israel Adesanya, atual campeão da categoria. Já o atleta inglês acumulou dois reveses consecutivos após se manter invicto na carreira por 18 lutas, e agora mira um novo começo na nova classe de peso.

O card do UFC Nova York, que será realizado neste sábado, conta ainda com três brasileiros. Sensação dos meio-pesados (93 kg), com três vitórias por nocaute desde que estreou no Ultimate, Johnny Walker mede forças contra o bem ranqueado Corey Anderson. Já o meio-médio Vicente Luque encara o veterano Stephen Thompson, ex-desafiante ao título da categoria em duas ocasiões. E Jennifer Maia, protagonista da única peleja feminina do evento, enfrenta Katlyn Chookagian, primeira do ranking peso-mosca (57 kg).

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias