A 5ª edição da Real American Freestyle – liga lançada em 2025 que promove combates de wrestling – contou com a presença de astros de diferentes gerações da modalidade, alguns deles, inclusive, romperam barreiras e se destacaram também no MMA, como era o caso da dupla de protagonistas da luta principal do show. No ‘main event’ da noite do último sábado (10), na Flórida (EUA), Colby Covington derrotou Luke Rockhold de forma avassaladora e, de quebra, aproveitou para desafiar outro ex-campeão do UFC.
No tatame da ‘RAF’, o ex-detentor do cinturão interino dos meio-médios (77 kg) do UFC superou com folgas seu adversário, que é ex-campeão peso-médio (84 kg) do Ultimate, ao aplicar um sonoro 12 a 0, placar que lhe garantiu a vitória por ‘technical fall’ – uma espécie de ‘regra da misericórdia’ que acontece quando há uma diferença de pontos muito grande entre os rivais. Na sequência, com o microfone nas mãos durante a entrevista pós-luta, ainda dentro da área de competição, Covington expressou interesse em um duelo contra Georges St-Pierre.
Ex-campeão e considerado por muitos como o maior lutador da categoria meio-médio do UFC na história, o canadense ‘GSP’ se aposentou do MMA em 2019, mas não compete na modalidade desde dois anos antes do anúncio oficial. Durante sua carreira, St-Pierre se destacou como um atleta completo, mas, muitas vezes, seu wrestling de excelência era sua principal arma nas disputas, o que o transformou no recordista de quedas aplicadas na divisão até 77 kg do Ultimate, com 87.
“Sabe quem eu quero na sequência? Só tem uma pessoa acima de mim na lista de quedas aplicadas na história dos meio-médios no UFC: é o Georges St-Pierre. ‘GSP’, venha para cá, no Real American Freestyle, vamos fazer isso acontecer! Eu falo com o meu pessoal, eles vão procurar o seu pessoal. Todo mundo quer vê-lo, GSP”, desafiou Colby.
Transição?
O sucesso na RAF pode significar uma transição de volta do MMA para o wrestling para Colby Covington. Em má fase no UFC, onde perdeu três dos últimos quatro combates, o veterano de 37 anos caiu para o 14º lugar no ranking meio-médio da entidade e já não compete com a mesma frequência de antes. Desde 2020, por exemplo, ‘Chaos’ – como ficou conhecido – só lutou uma vez por ano, e sequer entrou em ação em 2025. Distante de uma nova disputa pelo título, o americano pode trocar o Ultimate pelo Real American Freestyle em breve.
Demais resultados
Além da vitória de Covington sobre Rockhold na luta principal, o RAF 5 contou com outros combates envolvendo atletas com passagem de destaque pelo MMA. O líder do ranking peso-leve (70 kg) do UFC Arman Tsarukyan derrotou Lance Palmer, duas vezes campeão do GP peso-pena (66 kg) da PFL.
Já o veterano Yoel Romero, ex-UFC e Bellator, acabou superado pelo wrestler Stephen Buchanan, por pontos. O cubano enfrentaria o lutador do UFC Bo Nickal, mas uma falha grave na balança, na véspera do show, fez com que o combate fosse cancelado e seu adversário na RAF 5 alterado.
Resultados RAF 5:
Colby Covington venceu Luke Rockhold
Kyle Dake venceu Mahamedkhabib Kadimagomedov
Arman Tsarukyan venceu Lance Palmer
Jordan Oliver venceu Real Woods
Stephen Buchanan venceu Yoel Romero
Zahid Valencia venceu Nate Jackson
Austin DeSanto venceu Nathan Tomasello
Bo Bassett venceu Cayden Henschel
Mostafa Elders venceu Steve Mocco
Johnni DiJulius venceu Pat Lugo
Georgio Poullas venceu Keelon Jimison
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok