Categorias: Notícias

‘Cigano’ celebra longevidade no UFC e mira dar trabalho à nova geração da categoria

Junior ‘Cigano’ volta a lutar pelo Ultimate no dia 9 de novembro – Carlos Antunes

No próximo dia 25, Junior ‘Cigano’ vai completar 11 anos de UFC. Quando estreou na franquia, em 2008, o catarinense ainda era desconhecido do grande público e surpreendeu a todos ao nocautear o compatriota Fabrício Werdum, que era considerado franco favorito. Mas qual seria o segredo do brasileiro que há tanto tempo se mantém em alto nível na categoria? De acordo com o atleta de 35 anos, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag.Fight, essa longevidade é fruto de muita dedicação e trabalho.

Desde os primeiros passos na organização, o ex-campeão dos pesados chamou a atenção, principalmente por possuir uma movimentação acima da média para uma atleta da categoria, além de uma mão pesada. Nas cinco primeiras lutas no UFC, o brasileiro venceu todas por nocaute, sendo quatro delas no primeiro round. Para corroborar a importância de ‘Cigano’ na franquia, ele está empatado com Cain Velásquez e Derrick Lewis como os lutadores com mais vitórias dessa maneira nos pesados, com 10.

“É muita dedicação e muita verdade. A minha história é feita de verdade, de muito trabalho duro, muita dedicação, muita fé. Então, eu acredito no meu potencial, acredito que eu sou capaz de conquistar coisas incríveis na minha vida. E sigo nesse mesmo ritmo. E eu tenho só 35 anos, ainda tenho um bom tempo para lutar e vai continuar sendo assim. Muitos vêm e vão e eu estou aqui ainda, desde 2008, lutando contra os melhores, me mantendo no topo dessa categoria, que é uma coisa muito difícil. Sou feito de verdade e isso me assegura a manter a minha posição no ranking dos pesados. Muitos vêm, muitos vão, e o Cigano continua aqui”, disse o atleta, que atualmente é o lutador da divisão com mais tempo de Ultimate.

Dessa maneira, ‘Cigano’ sabe que, por ser o último representante da “velha geração” do UFC, vai ser testado contra a nova geração que vem surgindo na divisão. Mas nada que tire o sono do brasileiro, pelo contrário. O peso pesado comemora a renovação na categoria e pretende se testar contra eles. No dia 9 de novembro, o atleta tupiniquim encara Alexander Volkov, cinco anos mais novo do que ele, na luta principal do UFC Moscou.

“Acho ótimo (aparecer uma nova geração na categoria). Acho que o esporte só cresce, é um esporte maravilhoso, que dá oportunidades incríveis para as pessoas. Então, quanto mais as divisões se renovarem, melhor. Fica mais interessante para todo mundo. Mas uma coisa é certa: o público gosta de ver os caras das antigas dando trabalho para os novinhos, e eu estou aqui para isso”, completou o peso-pesado, que tem 15 triunfos na franquia.

Junior ‘Cigano’ possui um cartel de 21 vitórias e seis derrotas na carreira. Seu principal momento na carreira aconteceu em 2011, quando derrotou Cain Velásquez e sagrou-se campeão dos pesados do Ultimate.

Matérias Recentes

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025

Processo por agressão sexual contra Conor McGregor é arquivado na Justiça

Protagonista de inúmeros episódios polêmicos fora dos octógonos, Conor McGregor tem um motivo a menos…

05/12/2025