Siga-nos
Henry Cejudo participa da coletiva de imprensa do UFC
Cejudo aconselhou lutadores a guardarem para si seus problemas - Louis Grasse/Ag Fight

Notícias

Cejudo repreende campeões do UFC por compartilharem relatos sobre saúde mental

Medalhista olímpico no wrestling e ex-campeão peso-mosca (57 kg) e peso-galo (61 kg) do UFC, Henry Cejudo tem experiência de sobra no alto nível dos esportes de combate e a utiliza para comentar sobre os mais variados assuntos. Por isso, ‘Triple C’ – através de um vídeo publicado no seu canal do ‘Youtube’ – repreendeu o comportamento de dois atuais detentores de cinturão do Ultimate.

Os citados em questão foram Sean Strickland e Alexander Volkanovski, campeões das divisões dos médios (84 kg) e penas (66 kg) do UFC, respectivamente. As críticas de Cejudo se devem ao fato de ambos terem falado publicamente sobre problemas de saúde mental com os quais têm que lidar, o que para ‘Triple C’ configura um erro, tendo em vista que tal exposição os deixa vulneráveis a possíveis ataques de rivais – principalmente no caso do americano, que costuma tocar em temas polêmicos ao provocar seus desafetos.

“Eu não compartilharia coisas que te incomodam se você não puder ser um defensor disso – especialmente para o mundo. Você está falando sobre as esposas das pessoas, chamando as pessoas de bi*** e coisas dessa natureza. Como você não espera que outra pessoa te ataque? Sean, eu espero que você possa chegar ao consenso de aceitar o fato que você está nesse jogo, irmão. Aprenda como jogar. Não seja (um bebê chorão). Você não pode, cara. É a mesma coisa com Volkanovski. Volkanovski está abrindo o jogo que sofre com ansiedade se não lutar. Irmão, que m*** é essa? Guarde essa m*** para você. O mundo não precisa saber – especialmente se isso vai afetá-lo (em uma luta)”, ponderou Cejudo.

Os dramas de Strickland e Volkanovski

Acostumado a manter uma postura de lutador ‘durão’, Sean Strickland surpreendeu muita gente ao cair no choro durante participação em um podcast, recentemente. Na ocasião, o americano abriu o jogo sobre os traumas que carrega consigo desde a infância, na qual sofreu com abusos físicos e psicológicos provocados pelo seu próprio pai. O episódio gerou uma onda de mensagens de apoio, mas também críticas e deboche.

Por sua vez, Alexander Volkanovski já revelou publicamente sua batalha contra a ansiedade. De acordo com o australiano, inclusive, este é o principal fator para que esteja sempre disposto a subir no octógono para competir – seja colocando seu cinturão peso-pena do UFC em jogo ou buscando a conquista de um segundo título na organização, como ocorreu duas vezes quando foi derrotado pelo campeão peso-leve (70 kg) Islam Makhachev.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias