Siga-nos
Robert Drysdale foi campeão mundial de jiu-jitsu e vecendor do ADCC
Robert Drysdale detonou a efetividade de Bruce Lee em ação, assim como sua obra filosófica - Reprodução/Instragram

Notícias

Campeão mundial de jiu-jitsu detona legado de Bruce Lee: “É um picareta”

Lee Jun-fan, conhecido mundialmente como Bruce Lee, foi uma das figuras mais populares do mundo na década de 70. Astro de Hollywood, o artista marcial dominou a cena de entretenimento ao protagonizar diversos filmes de ação. Além disso, também fez sucesso com sua obra filosófica. E, apesar do impacto causado em sua e diversas outras gerações, há quem questione seu legado. Campeão mundial de jiu-jitsu e vencedor do ADCC, Robert Drysdale é um que engrossa tal lista.

Em recente participação no ‘Connect Cast’, o faixa-preta questionou a efetividade do estilo de luta promovido por Bruce em ‘combates reais’. Na visão de Robert, o astro do cinema não teria chances caso competisse daquela maneira dentro do octógono do UFC. Famoso por inúmeras citações como “seja como a água”, Lee também teve sua obra filosófica detonada por Drysdlae, que acusou o artista marcial de plágio.

“O diferencial do jiu-jitsu brasileiro foi isso: adesão à realidade. Quando o Royce chega, ele faz o que? ‘Sai para lá, picaretas. A realidade é essa’. Nos Estados Unidos, tem um monte de fãs do Bruce Lee. Fico me perguntando: ‘Se é tão bom assim (o que ele faz), por que a gente não vê no UFC’? É simples. As pessoas ficam: ‘Ah, mas esse golpe dele é bom’ Por que não vemos no UFC se é tão bom? Não funcionam. O Bruce Lee não teria sobrevivido (no UFC). O Royce entrou com: ‘Isso aqui funciona na luta’. Não só ele. O boxe, muay thai, wrestling. Uma das funções do jiu-jitsu foi lembrar a realidade do combate. Passei a infância idolatrando esses caras, que são picaretas. O Bruce Lee teve uma luta amadora de boxe e pintam ele como ‘o maior lutador’. Um faixa-azul do Carlson matava ele. A obra filosófica toda é plágio, o cara não é pensador. É um picareta esse cara”, detonou Robert.

Impacto em astros do UFC

Mesmo falecido em 1973, o impacto de Bruce Lee chegou até o UFC, criado duas décadas depois de sua morte. E prova disso é que alguns dos grandes astros e campeões da organização, como Conor McGregor e Anderson Silva, se inspiraram no ator e artista marcial de maneiras diferentes. ‘Spider’ chegou a citar algumas das frases famosas do sino-americano após suas vitórias. Já ‘Notorious’ chegou a apresentar golpes específicos inspirados no estilo de Bruce Lee.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Notícias