Siga-nos

Notícias

Campeão do UFC admite que cogitou aposentadoria ao sofrer com depressão

Robert Whittaker é o atual campeão linear do peso-médio do UFC – Jon Roberts/ Ag Fight

Prestes a defender o cinturão do peso-médio (84 kg) contra Israel Adesanya no dia 5 de outubro, pelo UFC 243, na Austrália, Robert Whittaker decidiu abrir o jogo sobre um drama pessoal vivido por ele recentemente. O australiano – que estava agendado para enfrentar Kelvin Gastelum em fevereiro deste ano –, admitiu, em entrevista à ‘Submission Radio’, que enfrentou um caso de depressão tão grave durante os treinamentos que o fez cogitar a aposentadoria.

O combate contra Gastelum precisou ser cancelado após o campeão passar por uma cirurgia em seu intestino. No entanto, durante o camp para este confronto, Whittaker contou que se sentia desmotivado e sem energia para treinar. De acordo com o lutador, suas únicas vontades eram dormir e ficar em sua casa sem fazer nada. Com este cenário apresentado, o australiano estava ciente de que as alternativas eram desistir e se aposentar do MMA, ou batalhar contra a doença – e foi isso que ele fez.

“Depressão é real, e não importa quem você seja. (No camp) Eu estava voltando de lesão, estava atrasado em relação aos meus objetivos. Observando meus companheiros de treino tendo desempenhos melhores do que o meu. Foi um momento difícil para me motivar. Eu estava apático e não queria fazer nada. Eu só queria tirar sonecas, não sair da minha casa e não fazer nada. Não era nada ligado ao esporte, era sobre tudo. Eu estava cansado, cansado de tudo. Chegou a um ponto em que eu senti que era fazer ou morrer. Então, ou eu começava a treinar, para me livrar disso, ou eu teria que pendurar as luvas. E eu não estava preparado para fazer isso”, declarou.

Aparentemente recuperado, o campeão não soube explicar exatamente como conseguiu se curar da depressão. Porém, o atleta afirmou que o mais importante, para ele, foi poder contar com as pessoas próximas a ele que o apoiaram durante sua batalha com a saúde mental.

“É a coisa mais difícil, e não tem uma resposta real para isso (cura da depressão). Mas, para mim, o que realmente me ajudou foram as pessoas que me cercam. Apenas saber que eles estão presentes e você pode conversar com eles é muito importante”, finalizou Whittaker, que anunciou que fará uma turnê de palestras pela Austrália para ajudar outras pessoas sofrendo com a depressão.

Robert Whittaker defenderá o cinturão dos médios contra Israel Adesanya, campeão interino da categoria, em combate válido pelo UFC 243. A disputa será a luta principal do evento marcado para o próximo dia 5 de outubro, na Austrália. O australiano não é derrotado desde fevereiro de 2014, enquanto seu adversário está invicto em sua carreira no MMA profissional.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias