Siga-nos
Divulgação/Brave CF

Notícias

Campeão do Brave CF revela que foi o autor da polêmica camiseta de Khabib no UFC SP

Em janeiro de 2013, Khabib Nurmagomedov fez sua terceira luta pelo UFC diante de Thiago Tavares, em evento que aconteceu em São Paulo. Porém, antes do duelo, o russo, até então desconhecido do grande público, polemizou na pesagem oficial do show. Ao subir na balança, o europeu usou uma camisa com os dizeres: “Se sambô fosse fácil, se chamaria jiu-jitsu” – provocando a ira dos praticantes da arte suave. Porém, o que poucos sabem é que a ideia não partiu do atual campeão do peso-leve (70 kg) da franquia.

O responsável pela criação da camisa e da mensagem controversa é Eldar Eldarov, campeão do superleve (74,9kg) do Brave CF e que no próximo dia 16 defende seu título diante do brasileiro Leonardo ‘Macarrão’. Na ocasião, ele estava escalado para ser um dos córners de Khabib Nurmagomedov. Em recente declaração à ‘Brave TV’, o atleta russo revelou como teve a iniciativa de fazer essa blusa e admitiu que não esperava que a repercussão fosse tão pesada, inclusive, até com ameaça de morte para eles.

“Eu coloquei a frase na camisa do Khabib. Eu tive a ideia depois que fui treinar judô e vi uma pessoa com uma camisa que dizia ‘Se judô fosse facil se chamaria futebol”. Lembro que estava com passagem marcada para o Brasil para ser córner do Khabib, então comprei uma camisa preta e coloquei a frase nela. Nós levamos para a pesagem e o resto é historia”, explicou o lutador, antes de destacar que era apenas uma brincadeira.

“Nós não tínhamos internet na hora da pesagem, então quando voltamos ao hotel e conectamos ao wi-fi, vimos que já tinha viralizado. Fomos bombardeados com mensagens. Foi bastante controverso e tivemos até algumas ameaças de morte. Era apenas para ser uma piada. No fim das contas, respeitamos todos os esportes”, finalizou.

No MMA profissional desde 2009, Eldar Eldarov soma 12 triunfos e apenas uma derrota em sua carreira, justamente diante de Khabib Nurmagomedov, em sua segunda apresentação na modalidade. Atleta do Brave CF desde 2016, o lutador acumula quatro triunfos, sendo três por decisão dos jurados e um por nocaute.

Mais em Notícias