Notícias

Campeã olímpica! Beatriz Souza brilha no judô e conquista medalha de ouro em Paris

No último domingo (28), o judô inaugurou o quadro de medalhas do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, com a prata de William Lima e o bronze de Larissa Pimenta. E também foi a modalidade que trouxe para o país o primeiro ouro na competição. Com uma campanha perfeita e quatro vitórias nos tatames, Beatriz Souza brilhou e se sagrou campeã olímpica na categoria acima de 78 kg.

E a campanha da judoca paulista foi histórica. Depois de avançar nas fases preliminares com triunfos sobre Izayana Marenco e Hayun Kim, Beatriz encarou, na semifinal, a número 1 do ranking mundial e ‘atleta da casa’ – a francesa Romane Dicko. Em um confronto eletrizante, que chegou ao chamado ‘golden score’, a brasileira conseguiu derrubar e imobilizar a oponente, conquistando, assim, a vaga na tão sonhada decisão.

Na final, Bia enfrentou a israelense Raz Hershko, número 2 do ranking mundial. Com uma atuação tranquila, a brasileira conseguiu um waza-ari e abriu o placar logo no início do confronto. Dona das ações, Souza passou a controlar o combate e, ao fim do tempo regulamentar, conquistou a medalha de ouro olímpica em sua estreia em Jogos.

“Inexplicável. Uma das melhores coisas do mundo. Só fiz o que a gente vinha treinando todos dias. Quando eu falo que é uma vida por um dia, é verdade. A gente abdica de tanta coisa para chegar até aqui. E quando a gente conquista isso, traz a medalha. É campeã olímpica. Faz tudo isso valer a pena. Abrir mão de tudo que eu abri. Valeu muito a pena”, desabafou Bia, em entrevista à TV Globo.

Quinta campeã olímpica do país no judô

Com a recente conquista, Bia Souza se junta a um seleto grupo de brasileiros campeões olímpicos no judô. Quinta atleta a engrossar a lista, a judoca agora figura ao lado de Aurélio Miguel em Seul 1988, Rogério Sampaio em Barcelona 1992, Sarah Menezes em Londres 2012 e Rafaela Silva em Rio 2016. Com 27 medalhas olímpicas – cinco de ouro, quatro de prata e 18 de bronze – o esporte se isola ainda mais como a modalidade que mais trouxe medalhas para o Brasil na história dos Jogos Olímpicos.

Matérias Recentes

Luta remarcada! Weidman enfrenta veterano no UFC 310 liderado por Pantoja em dezembro

Chris Weidman era um dos lutadores mais empolgados para competir no 'Madison Square Garden', no…

22/11/2024

Jhonata Diniz recebe 90 dias de suspensão médica após perder invencibilidade no UFC 309

Realizado no último sábado (16), o UFC 309 rendeu suspensões médicas para todos os atletas…

22/11/2024

Ngannou revela condição inusitada para lutar boxe contra Jake Paul

Na última sexta-feira (15), no Texas (EUA), Jake Paul cumpriu com a sua palavra ao…

22/11/2024

Nikolas Motta cita Diego Lopes como inspiração e cogita convidá-lo para seu corner no UFC China

Alternando resultados positivos e negativos desde que ingressou no Ultimate, em fevereiro de 2022, Nikolas…

22/11/2024

Jake Paul se defende e nega que luta de boxe contra Mike Tyson foi manipulada

Realizada na última sexta-feira (15), no Texas (EUA), a midiática luta de boxe Jake Paul…

21/11/2024

Inativo há mais de um ano, Kron Gracie é escalado contra rival ranqueado no UFC 310

Nesta semana, o anúncio de um combate, no mínimo, inusitado surpreendeu parte dos fãs de…

21/11/2024